Meio Ambiente
7 de Maio de 2025 às 14h23
MPF e parceiros promovem seminário para debater a seca extrema e os incêndios na Amazônia
Impactos em territórios tradicionais e medidas para a mitigação e adaptação climática são o foco do debate
Arte: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) e diversas instituições parceiras promovem, nos dias 2 e 3 de junho, o seminário Seca Extrema e Incêndios na Amazônia: Impactos sobre Territórios Tradicionais e Caminhos para a Resiliência. O objetivo é debater os efeitos da crise climática no bioma e propor estratégias de mitigação e adaptação que fortaleçam a resiliência de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Com formato híbrido, o seminário será realizado na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, com participação virtual pela Plataforma Zoom. Os interessados em acompanhar os debates devem clicar aqui para fazer inscrição.
A iniciativa faz parte da série de eventos preparatórios para a participação do Ministério Público Federal na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no Pará. Os painéis abordarão temas como a relação de investimentos com riscos socioambientais e as possibilidades de responsabilização de atores, os desafios da restauração da sociobiodiversidade e da segurança alimentar, bem como a construção de políticas públicas voltadas à adaptação climática.
Além de procuradores e procuradoras da República que atuam nas áreas de meio ambiente e povos e comunidades tradicionais, está prevista a participação de lideranças indígenas, representantes de comunidades tradicionais, pesquisadores, gestores e autoridades públicas.
Organizadores – O evento é uma realização do MPF, em parceria com a Rede de Monitoramento Territorial Independente (Rede MTI), e apoio de diversas entidades como a Gerência de Monitoramento Territorial Indígena da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Gemti/Coiab), o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), a Articulação Agro é Fogo e a Coalizão Florestas e Finanças.
A programação completa inclui quatro mesas temáticas, além de uma sessão final de encaminhamentos. Participam representantes da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Funai, ICMBio, Casa Civil, movimentos sociais como o MST, e órgãos federais como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.
Seminário Seca Extrema e Incêndios na Amazônia: Impactos sobre Territórios Tradicionais e Caminhos para a Resiliência
Data: 2 de junho (9h às 18h) e 3 de junho (9h às 12h)
Local: Sede da Procuradoria-Geral da República – Espaço Multiúso
Endereço: SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Cobertura – Brasília (DF)
Inscrições: bit.ly/seminario-seca-extrema
Participação Virtual pelo Zoom (necessária inscrição prévia)
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF