Meio Ambiente
16 de Dezembro de 2025 às 18h50
MPF e MPSE homenageiam protetores, ONGs e gestores por atuação na causa animal em 2025
Cerimônia realizada no auditório do MPF integra as ações do Projeto de Gestão Ética de Cães e Gatos em Sergipe

Foto: Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal (MPF), em parceria institucional com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), realizou, nesta terça-feira (16), a entrega de certificados de reconhecimento a pessoas e entidades que se destacaram na defesa do bem-estar animal ao longo de 2025. O evento ocorreu no auditório do MPF e reuniu representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), protetores independentes e gestores públicos.
A iniciativa faz parte do Projeto de Gestão Ética de Cães e Gatos em Sergipe, uma atuação conjunta entre os dois Ministérios Públicos que busca fomentar políticas públicas eficazes e o manejo humanitário da fauna doméstica no estado.
A cerimônia teve como objetivo valorizar o trabalho, muitas vezes voluntário e anônimo, daqueles que atuam na linha de frente da proteção animal. A seleção dos homenageados foi realizada a partir de uma consulta participativa junto aos grupos de atuação na área, resultando na indicação de mais de 30 nomes para o recebimento da honraria.
O procurador da República Ígor Miranda destacou a importância de celebrar o empenho da sociedade civil e projetou o compromisso das instituições para o próximo ano. “É um momento em que a gente optou por reconhecer especialmente o trabalho dos protetores independentes e das ONGs que atuam no dia a dia da questão animal. Foi um momento de festa, onde a gente fez uma singela homenagem com a entrega de um certificado de gratidão, pelo trabalho prestado ao longo, não apenas de 2025, mas ao longo de uma vida na questão da proteção animal”, afirmou o procurador.
Miranda ressaltou ainda que a homenagem serve como combustível para a continuidade das ações. “Isso serve de estímulo para que esse trabalho continue. É claro que a gente sabe que ainda há muito a avançar, mas fica aqui um incentivo para que permaneçam e que teremos, sem dúvida, novas lutas e desafios”, ressaltou. “Neste ano que se abre, 2026, teremos especialmente muitas entregas e conquistas do Projeto de Gestão Ética de Cães e Gatos em Sergipe”, projetou.
O evento marcou o encerramento das atividades do projeto em 2025 e celebrou a integração entre o MPF, o MPSE e a sociedade civil na construção de políticas públicas mais éticas, responsáveis e efetivas voltadas à proteção e ao bem-estar animal em Sergipe.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3837 – para atendimento exclusivo a jornalistas
prse-ascom@mpf.mp.br
Instagram: @mpfsergipe
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe
Fonte MPF



