Controle Externo da Atividade Policial
14 de Julho de 2025 às 14h11
MPF e MP-RJ alinham cooperação para reforçar o controle externo da atividade policial no estado do Rio de Janeiro
Encontro entre representantes das instituições discutiu estratégias conjuntas, troca de experiências e reforço à fiscalização da atuação policial
PGJ Antonio José Campos Moreira e procurador Eduardo Benones alinham cooperação entre MPRJ e MPF no controle da atividade policial. Crédito: Ascom MP-RJ
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) reforçaram, na última sexta-feira (11/7), a articulação institucional para aprimorar o controle externo da atividade policial. O encontro discutiu o alinhamento de estratégias, o compartilhamento de boas práticas e a atuação coordenada dos MPs no acompanhamento das forças de segurança pública.
Cooperação para eficiência e legalidade policial – A reunião foi realizada entre o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira — que também preside o Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) — e o procurador da República Eduardo Benones, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial (CEAP) no MPF.
“O grupo nacional do CNPG tem esse papel estratégico de fomentar boas práticas, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas. A construção de uma política pública de segurança mais eficaz passa pela colaboração e atuação integrada dos Ministérios Públicos”, afirmou Antonio José.
Já o procurador Eduardo Benones destacou que a aproximação entre os MPs é fundamental para garantir uma atuação policial eficiente, legal e comprometida com os direitos humanos. “Nossa proposta é justamente estreitar os laços entre MPF e MP-RJ e preencher uma lacuna importante para a sociedade: assegurar uma polícia que atue com eficiência, dentro dos parâmetros legais e em consonância com os direitos fundamentais”, enfatizou.
Também participou do encontro o promotor de Justiça Francisco Cardoso, secretário-executivo do GNCEAP/CNPG e coordenador de Inteligência da Investigação (CI2) do MP-RJ.
Controle externo: MPF amplia presença em articulação nacional – Para reforçar ainda mais sua atuação nos debates sobre o controle da atividade policial, o procurador Eduardo Benones, por indicação da Procuradoria-Geral da República (PGR), passa a integrar o Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial do CNPG. A nomeação amplia a representação do MPF nesse espaço estratégico de articulação entre os Ministérios Públicos das esferas federal e estadual.
Com informações do MPRJ.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570
prrj-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF