MPF e MP-RJ alinham cooperação para reforçar o controle externo da atividade policial no estado do Rio de Janeiro — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
21

Controle Externo da Atividade Policial

14 de Julho de 2025 às 14h11

MPF e MP-RJ alinham cooperação para reforçar o controle externo da atividade policial no estado do Rio de Janeiro

Encontro entre representantes das instituições discutiu estratégias conjuntas, troca de experiências e reforço à fiscalização da atuação policial

Fotografia de uma reunião realizada em um gabinete institucional. À esquerda, está sentado em um sofá preto o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, vestindo terno preto, camisa branca e gravata azul clara. À direita da imagem, estão o procurador da República Eduardo Benones, de terno cinza claro, e outro homem de terno escuro, ambos sentados em frente ao procurador-geral. Os três conversam em ambiente iluminado por luz natural, com janelas amplas ao fundo. Ao lado de uma estante com livros, aparecem as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A reunião teve como objetivo alinhar estratégias de cooperação entre o MPRJ e o MPF no controle externo da atividade policial.


PGJ Antonio José Campos Moreira e procurador Eduardo Benones alinham cooperação entre MPRJ e MPF no controle da atividade policial. Crédito: Ascom MP-RJ

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) reforçaram, na última sexta-feira (11/7), a articulação institucional para aprimorar o controle externo da atividade policial. O encontro discutiu o alinhamento de estratégias, o compartilhamento de boas práticas e a atuação coordenada dos MPs no acompanhamento das forças de segurança pública.

Cooperação para eficiência e legalidade policial – A reunião foi realizada entre o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira — que também preside o Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) — e o procurador da República Eduardo Benones, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial (CEAP) no MPF.

“O grupo nacional do CNPG tem esse papel estratégico de fomentar boas práticas, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas. A construção de uma política pública de segurança mais eficaz passa pela colaboração e atuação integrada dos Ministérios Públicos”, afirmou Antonio José.

Já o procurador Eduardo Benones destacou que a aproximação entre os MPs é fundamental para garantir uma atuação policial eficiente, legal e comprometida com os direitos humanos. “Nossa proposta é justamente estreitar os laços entre MPF e MP-RJ e preencher uma lacuna importante para a sociedade: assegurar uma polícia que atue com eficiência, dentro dos parâmetros legais e em consonância com os direitos fundamentais”, enfatizou.

Também participou do encontro o promotor de Justiça Francisco Cardoso, secretário-executivo do GNCEAP/CNPG e coordenador de Inteligência da Investigação (CI2) do MP-RJ.

Controle externo: MPF amplia presença em articulação nacional – Para reforçar ainda mais sua atuação nos debates sobre o controle da atividade policial, o procurador Eduardo Benones, por indicação da Procuradoria-Geral da República (PGR), passa a integrar o Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial do CNPG. A nomeação amplia a representação do MPF nesse espaço estratégico de articulação entre os Ministérios Públicos das esferas federal e estadual.


Com informações do MPRJ.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF