MPF e MP/AL inauguram viveiro de mudas de manguezal em homenagem a servidor do Ibama — Procuradoria da República em Alagoas

0
6

Meio Ambiente

17 de Outubro de 2025 às 10h5

MPF e MP/AL inauguram viveiro de mudas de manguezal em homenagem a servidor do Ibama

Centro de Recuperação de Manguezais Paulo Auto é uma das principais entregas do projeto Pró-Manguezais

A imagem mostra um auditório cheio, com dezenas de pessoas sentadas assistindo a um evento. Na frente da sala, há uma mesa coberta com uma toalha verde, onde estão sentados seis integrantes da mesa de abertura. Ao lado direito, em pé, há um grupo de pessoas aguardando ou acompanhando a cerimônia. As paredes do auditório são claras, e ao fundo há cortinas verdes e bandeiras posicionadas junto à mesa principal.


Foto: Assessoria MPF

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), em parceria com os 12 atores que integram o programa Pró-Manguezais no estado, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (16), o Centro de Recuperação de Manguezais Paulo César Casado Auto (CERMANGUE Paulo Auto). Instalado no campus do Ifal em Marechal Deodoro, o espaço é uma das principais entregas do programa, uma iniciativa interinstitucional voltada à recuperação e reabilitação dos manguezais em Alagoas.

MPF e MP/AL inauguram viveiro de mudas de manguezal em homenagem a servidor do IbamaO novo viveiro de mudas foi batizado em homenagem ao analista ambiental do Ibama Paulo César Casado Auto, servidor de carreira, pesquisador e referência nacional na recuperação de manguezais, falecido em 2023. Familiares do homenageado participaram da solenidade, que contou também com representantes de diversas instituições parceiras e movimentos sociais ligados à conservação ambiental.

Durante a cerimônia, o superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto, destacou que o CERMANGUE “é mais que uma instalação física — é um símbolo de continuidade e gratidão, que une ciência, emoção e compromisso público”. Ele lembrou que Paulo Auto “estudou, escreveu, andou na lama e fez de sua vida uma luta pela proteção dos manguezais”.

CermangueEmocionado, Igor Auto, filho do homenageado, agradeceu às instituições e destacou o legado do pai: “Ele sempre acreditou na união de esforços para fazer do mundo um lugar melhor. Ver o nome dele associado a um projeto tão bonito é motivo de orgulho para toda a nossa família”.

Representando o MP/AL, a promotora Lavínia Fragoso ressaltou a construção coletiva do projeto, iniciado em 2018 e retomado após a pandemia. “O Pró-Manguezais é fruto de uma atuação conjunta e interinstitucional, que mostra a força da união em prol do meio ambiente”, afirmou. 

CermangueA procuradora da República Juliana Câmara, pelo MPF, também destacou o caráter colaborativo da iniciativa: “Sozinhos chegamos mais rápido, mas unidos chegamos mais longe. Esse é o espírito do Pró-Manguezais”. O diretor-geral do Ifal Marechal Deodoro, Éder Souza, destacou que o campus se consolida como referência ambiental no Nordeste, com oferta de cursos técnicos, graduações e programas de pós-graduação na área. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Dagoberto Omena, do diretor da Usina Caeté, Paulo Ramalho, e de representantes da Associação das Mulheres em Ação de Jequiá da Praia (Amaje).

Três mulheres estão lado a lado, segurando documentos timbrados do Ministério Público Federal – Procuradoria da República em Alagoas. Elas sorriem para a câmera e ao fundo, há uma mesa com toalha verde e bandeiras do Brasil e de Alagoas, em ambiente de auditório institucional.

Ao final da solenidade, a secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Gonzalez, assinou termo de cooperação técnica para integrar o município ao Programa Pró-Manguezais.

O CERMANGUE Paulo Auto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MP/AL e a Usina Caeté, a qual aderiu ao projeto Pró-Manguezais e ao Pró-Espécies. O viveiro irá atuar na produção de mudas nativas, apoio técnico a projetos de reflorestamento e ações de educação ambiental, ampliando a capacidade de restauração dos manguezais alagoanos — ecossistemas essenciais para a biodiversidade marinha e a segurança alimentar das comunidades costeiras.

Confira mais fotos aqui.

Foto em grupo, desta vez à beira de um corpo d’água, sob o sol da tarde. Há adultos e crianças, e no chão está estendida uma bandeira do Ibama. Algumas pessoas seguram mudas. A paisagem natural, com o lago e o céu azul ao fundo, reforça o caráter ambiental e colaborativo da atividade.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF