Meio Ambiente
17 de Outubro de 2025 às 10h5
MPF e MP/AL inauguram viveiro de mudas de manguezal em homenagem a servidor do Ibama
Centro de Recuperação de Manguezais Paulo Auto é uma das principais entregas do projeto Pró-Manguezais
Foto: Assessoria MPF
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), em parceria com os 12 atores que integram o programa Pró-Manguezais no estado, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (16), o Centro de Recuperação de Manguezais Paulo César Casado Auto (CERMANGUE Paulo Auto). Instalado no campus do Ifal em Marechal Deodoro, o espaço é uma das principais entregas do programa, uma iniciativa interinstitucional voltada à recuperação e reabilitação dos manguezais em Alagoas.
O novo viveiro de mudas foi batizado em homenagem ao analista ambiental do Ibama Paulo César Casado Auto, servidor de carreira, pesquisador e referência nacional na recuperação de manguezais, falecido em 2023. Familiares do homenageado participaram da solenidade, que contou também com representantes de diversas instituições parceiras e movimentos sociais ligados à conservação ambiental.
Durante a cerimônia, o superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto, destacou que o CERMANGUE “é mais que uma instalação física — é um símbolo de continuidade e gratidão, que une ciência, emoção e compromisso público”. Ele lembrou que Paulo Auto “estudou, escreveu, andou na lama e fez de sua vida uma luta pela proteção dos manguezais”.
Emocionado, Igor Auto, filho do homenageado, agradeceu às instituições e destacou o legado do pai: “Ele sempre acreditou na união de esforços para fazer do mundo um lugar melhor. Ver o nome dele associado a um projeto tão bonito é motivo de orgulho para toda a nossa família”.
Representando o MP/AL, a promotora Lavínia Fragoso ressaltou a construção coletiva do projeto, iniciado em 2018 e retomado após a pandemia. “O Pró-Manguezais é fruto de uma atuação conjunta e interinstitucional, que mostra a força da união em prol do meio ambiente”, afirmou.
A procuradora da República Juliana Câmara, pelo MPF, também destacou o caráter colaborativo da iniciativa: “Sozinhos chegamos mais rápido, mas unidos chegamos mais longe. Esse é o espírito do Pró-Manguezais”. O diretor-geral do Ifal Marechal Deodoro, Éder Souza, destacou que o campus se consolida como referência ambiental no Nordeste, com oferta de cursos técnicos, graduações e programas de pós-graduação na área. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Dagoberto Omena, do diretor da Usina Caeté, Paulo Ramalho, e de representantes da Associação das Mulheres em Ação de Jequiá da Praia (Amaje).
Ao final da solenidade, a secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Gonzalez, assinou termo de cooperação técnica para integrar o município ao Programa Pró-Manguezais.
O CERMANGUE Paulo Auto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MP/AL e a Usina Caeté, a qual aderiu ao projeto Pró-Manguezais e ao Pró-Espécies. O viveiro irá atuar na produção de mudas nativas, apoio técnico a projetos de reflorestamento e ações de educação ambiental, ampliando a capacidade de restauração dos manguezais alagoanos — ecossistemas essenciais para a biodiversidade marinha e a segurança alimentar das comunidades costeiras.
Confira mais fotos aqui.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400
Fonte MPF