MPF é finalista em cinco categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025 — Procuradoria-Geral da República

0
21

Geral

30 de Junho de 2025 às 15h43

MPF é finalista em cinco categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025

Projetos concorrem nas áreas de mídias sociais, digital, audiovisual, vídeo institucional e artigo acadêmico

Foto da estatueta do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ)


Foto: AntonioAugusto/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) está entre os finalistas da 23ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A instituição concorre em cinco categorias: mídia social, mídia digital, mídia audiovisual, vídeo institucional e artigo acadêmico. Os vencedores serão anunciados no dia 8 de agosto, durante a cerimônia de encerramento do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em São Luís (MA).

A premiação reconhece, anualmente, os melhores projetos de comunicação produzidos por assessorias de instituições do Sistema de Justiça, como o Ministério Público, o Poder Judiciário, Defensorias Públicas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunais de Contas, entre outras. O objetivo é valorizar iniciativas que contribuem para aproximar a Justiça da sociedade, por meio de uma comunicação clara, acessível e de interesse público. Em 2025, mais de 420 projetos foram inscritos por 80 instituições de todo o país.

Além das categorias regulares, os projetos também concorrem ao Prêmio Votação Popular — escolhido pelos participantes do Conbrascom — e ao Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, definido por uma comissão especial entre os vencedores das demais categorias.

Confira as categorias em que o MPF concorre:

Mídia Social – Projeto: Indígenas, no Plural (PGR)
Lançada em abril de 2024, campanha celebra a diversidade cultural e reforça direitos dos povos originários do Brasil. O objetivo é quebras estereótipos e sensibilizar a população para os direitos dos primeiros habitantes do país, por meio de conteúdos para redes sociais. A ação faz parte do Abril Indígena, mobilização anual do MPF que destaca os direitos dos povos originários brasileiros.
Confira informações adicionais da campanha.

Mídia Digital – Projeto: Giro PGR (PGR)
Lançado em agosto de 2024, o boletim semanal transforma notícias internas institucionais em vídeos curtos e bem-humorados, para facilitar a compreensão e o engajamento de todos. O programa é voltado exclusivamente para o público interno da PGR, que conta com quase 3 mil pessoas, entre membros, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários. É enviado todas as sextas-feiras por Zoom (ferramenta oficial de mensageria do MPF) e WhatsApp.

Mídia Audiovisual – Projeto: Documentário curta-metragem “Para Não Esquecer, o MPF e a Justiça de Transição” (PGR)
Lançado em janeiro de 2024, o documentário traz relatos de membros do MPF sobre a época da ditadura e da atuação da instituição na Justiça de Transição – conjunto de medidas que visam à responsabilização dos agentes que cometeram crimes no período, reparação das vítimas e garantia do direito à memória e à verdade. Produzido por meio de entrevistas que compõem o acervo audiovisual do Memorial do MPF no Rio de Janeiro, o curta-metragem relembra o emblemático caso da Guerrilha do Araguaia, apontado como o ponto de partida de procuradores da República no resgate da memória e da verdade de um período marcado pelo desaparecimento e pelo medo.
Assista ao documentário “Para não esquecer: o MPF e a Justiça de Transição”

Vídeo Institucional – Projeto: “Marambaia: do quilombo à justiça” (PRR2)
Lançado em novembro de 2024, o documentário contra a luta de quilombolas da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba (RJ), para preservar direitos territoriais ameaçados por litígios com a Marinha nos anos 1990 e 2000. A partir de depoimentos de lideranças quilombolas, de oficiais e de integrantes do MPF, que intermediou um fim ao impasse, realçam-se iniciativas da comunidade em reação a ações de militares. O filme reconstitui a história desse território quilombola reunindo olhares de envolvidos no processo aberto em 2002 e concluído em 2014 com a assinatura de um acordo entre quilombolas e a União.
Assista aqui ao documentário “Marambaia: do quilombo à justiça” 

Artigo Acadêmico – Projeto: “Quilombolas e Comunicação Pública: discursos e agendas num caso exemplar” (PRR2)
Artigo escrito pelo servidor do MPF Mario Luis Grangeia e publicado em 2024 no livro “Comunicação Pública, Cidadania e Informação: Debates do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública”. O artigo capta e analisa percepções de atores estatais e da sociedade civil sobre direitos territoriais em disputa na Marambaia (RJ), de modo a ampliar a compreensão sobre como a comunicação pública pode influenciar agendas e discursos de atores sociais.
Confira aqui para ler o artigo

Confira como foi o reconhecimento da Comunicação do MPF nos anos anteriores:
• Em 2024, quatro categorias: Fotografia; Mídia Digital; Podcast e Rádio; e Vídeo Institucional;
• Em 2023, venceu com o curta-metragem “O Rastro do Garimpo” na categoria Vídeo Institucional;
• Em 2021, venceu com o documentário “Vindas e Vidas” na categoria Vídeo Institucional;
• Em 2019, venceu na categoria Programa de TV com a revista eletrônica Interesse Público;
• Em 2018, o MPF foi premiado em cinco categorias: Grande Prêmio, Mídia Radiofônica, Vídeo Institucional, Programa de TV, Mídia Social;
• Um prêmio em 2017, na categoria Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça;
• Dois prêmios em 2014, nas categorias Projeto Institucional e Campanha de Comunicação;
• Um prêmio em 2011, na categoria e Publicação Especial;
• Dois prêmios em 2010, nas categorias Endomarketing e Publicação Especial;
• Dois prêmios em 2009, nas categorias Endomarketing e Vídeo Institucional;
• Dois prêmios em 2008, nas categorias Comunicação Interna e Intranet;
• Um prêmio em 2007, na categoria Comunicação Interna;
• Dois prêmios em 2006, nas categorias Internet e Endomarketing.  

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF