Direitos do Cidadão
7 de Julho de 2025 às 12h24
MPF e DPU se reúnem para traçar estratégias de atuação conjunta em Roraima
Encontro discutiu temas como a troca de informações em processos, a identificação de demandas coletivas e as prioridades para ações conjuntas
Foto: MPF
Buscando uma atuação mais estratégica e eficaz na defesa dos direitos dos cidadãos, o Ministério Público Federal (MPF) em Roraima realizou visita institucional à Defensoria Pública da União (DPU) em Boa Vista. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (3) e teve como principal objetivo traçar diretrizes de atuação conjunta e aprimorar a colaboração entre as duas instituições, essenciais para o acesso à Justiça.
A reunião contou com a presença de representantes dos dois órgãos, que discutiram formas de otimizar a atuação em casos de interesse comum, especialmente aqueles que envolvem populações vulneráveis e temas de grande relevância social para o estado. Entre os pontos abordados, destacaram-se a troca de informações sobre processos e investigações em curso, a identificação de demandas coletivas e a definição de prioridades para ações conjuntas.
O procurador-chefe do MPF/RR, Miguel de Almeida Lima, ressaltou a importância da parceria com a DPU. “A união de esforços é fundamental para que possamos ampliar o alcance de nossas ações e garantir uma proteção mais efetiva aos direitos dos cidadãos. Juntos, podemos atuar de forma mais coordenada e eficiente, evitando a duplicidade de esforços e potencializando os resultados”.
A colaboração entre o MPF e a DPU em Roraima já tem um histórico de sucesso em diversas frentes, mas a visita institucional sinaliza um novo patamar de engajamento e planejamento conjunto. A expectativa é que essa parceria intensificada resulte em uma atuação mais integrada e impactante na defesa dos direitos humanos, sociais e coletivos no estado, contribuindo significativamente para a promoção da justiça e da cidadania da população hipossuficiente no estado.
Fonte MPF