MPF divulga edital para heteroidentificação de candidatos às cotas raciais no concurso de estagiários da área meio — Procuradoria da República na Paraíba

0
46

Concursos

27 de Setembro de 2024 às 14h35

MPF divulga edital para heteroidentificação de candidatos às cotas raciais no concurso de estagiários da área meio

Candidatos devem participar de entrevistas telepresenciais para confirmar autodeclaração; cronograma das entrevistas já está disponível

A arte apresenta um design predominantemente nas cores azul e laranja. No lado esquerdo, há os textos: “PARTIU, MPF!” e “PROGRAMA DE ESTÁGIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL”. No lado direito, há uma jovem sorridente com longos cabelos cacheados, segurando livros; ao fundo, desenho pontilhado do mapa do Brasil. 
Arte: Comunicação MPF


Arte: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o edital que estabelece o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos que se inscreveram nas cotas raciais no processo seletivo de estágio para a área meio. O procedimento visa garantir a veracidade das autodeclarações, promovendo um processo seletivo mais justo e inclusivo.

Os candidatos que se autodeclararam negros deverão participar de entrevistas telepresenciais com a comissão de heteroidentificação. Para isso, é imprescindível que os candidatos confirmem sua participação através do convite enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. As entrevistas ocorrerão em formato de videoconferência, e os candidatos devem estar atentos às instruções fornecidas pela comissão.

O cronograma das entrevistas está definido da seguinte forma:

Data das entrevistas: 1º de outubro de 2024
Previsão da divulgação do resultado preliminar: 4 de outubro de 2024
Prazo para interposição de recursos: 7 de outubro de 2024
Previsão de divulgação do resultado definitivo: 16 de outubro de 2024
Previsão de divulgação do resultado final do processo seletivo: 18 de outubro de 2024

As datas apresentadas poderão ser revistas a qualquer momento pela coordenação do processo seletivo. Os candidatos são responsáveis por acompanhar as atualizações no endereço eletrônico http://www.mpf.mp.br/pb/estagie-conosco.

Os candidatos devem se preparar para a entrevista, que será gravada em áudio e vídeo, e comparecer munidos de um documento de identidade oficial com foto. É importante ressaltar que o uso de acessórios que possam dificultar a observação das características fenotípicas é proibido durante o procedimento.

O candidato cuja autodeclaração como negro(a) ou pardo(a) não for reconhecida pela comissão de heteroidentificação, agindo de boa-fé, será alocado nas vagas de ampla concorrência e excluído das vagas reservadas. O mesmo se aplica ao candidato que não comparecer à banca na data e horário agendados ou que recusar a gravação do procedimento, conforme autorização no formulário de inscrição como cotista.

Confira a íntegra do edital:

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Fonte MPF