MPF discute situação da educação básica em Jurema (PI) — Procuradoria da República no Piauí

0
62

Fiscalização de Atos Administrativos

27 de Junho de 2024 às 9h29

MPF discute situação da educação básica em Jurema (PI)

Escuta pública ocorreu em 19 de junho, nas atividades do projeto Ministério Público pela Educação

Foto mostra reunião do MPEduc no município de Jurema (PI).


Foto: MPF/Divulgação

A cidade de Jurema, no Piauí, recebeu escuta pública em que se discutiu, no último dia 19 de junho, a qualidade da educação básica no município. A iniciativa integra o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), promovido em todo o país pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelos Ministérios Públicos nos estados.

Conduzido pelas procuradoras da República Carmen Sant’Anna e Luise Torres de Araújo Lima, o evento contou com a participação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e da Secretaria Municipal de Educação, com presença de pais, mães, professores, diretores de escolas e alunos, entre outros representantes da sociedade. A escuta foi realizada no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jurema.

Durante o evento, as representantes do MPF explicaram o funcionamento do MPEduc, suas fases e seus seis eixos temáticos – conectividade, ensino integral, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), gestão das escolas, transporte escolar e formação de profissionais da educação. Além disso, foram apresentados os pontos constatados durante as visitas feitas previamente às 13 escolas do município e ouvidas as principais demandas dos participantes sobre a situação da educação em Jurema.

MPEduc – O projeto Ministério Público pela Educação tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação; verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seus deveres para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Na fase atual, o programa está sendo implementado em 27 municípios brasileiros, de até 100 mil habitantes, escolhidos como pilotos. A execução dos pilotos é uma das etapas de um projeto estratégico que visa reestruturar a iniciativa e atualizar a metodologia de modo a fomentar uma atuação coordenada, integrada e dialogada pelos membros do Ministério Público no âmbito da educação básica. A previsão é de que o MPEduc reformulado seja lançado oficialmente em abril de 2025.

Saiba mais sobre o MPEduc.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
www.mpf.mp.br/pi
Sistema de Atendimento a Jornalistas (saj.mpf.mp.br)  
twitter@MPF_PI
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial

Fonte MPF