MPF defende combate ao assédio eleitoral e ao trabalho infantil em audiência promovida pelo MPT na Paraíba — Procuradoria da República na Paraíba

0
44

Eleitoral

17 de Julho de 2024 às 11h55

MPF defende combate ao assédio eleitoral e ao trabalho infantil em audiência promovida pelo MPT na Paraíba

Na ocasião, 14 partidos políticos assinaram o Pacto contra Assédio, Discriminação e Trabalho Infantil nas Eleições 2024

foto mostra mesa com as autoridades durante o evento, procurador regional Eleitoral segura o microfone em momento de fala


Foto: Ascom MPT-PB

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), participou da audiência coletiva promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), em João Pessoa (PB), onde 14 partidos políticos assinaram o Pacto contra Assédio, Discriminação e Trabalho Infantil nas Eleições 2024. O evento ocorreu na segunda-feira (15) e contou com a presença de representantes dos partidos políticos, da sociedade civil, da rede de proteção à infância, autoridades, servidores do MPT e da imprensa.

Os partidos políticos interessados em aderir ao pacto ainda podem assinar o documento até a próxima sexta-feira (19) na sede do MPT-PB, localizada no Centro da Capital.

Durante a audiência, o procurador regional Eleitoral na Paraíba, Renan Paes Félix, destacou a importância de trazer o diálogo para o debate político, abordando tanto o assédio eleitoral quanto a cooptação eleitoral, que têm sido problemas em algumas gestões. O procurador ressaltou a necessidade de combater essas práticas, garantindo que os eleitores possam fazer suas escolhas de forma livre e informada.

Além disso, o procurador Eleitoral alertou sobre a utilização de práticas como a “pejotização” – contratação abusiva de pessoas físicas por meio de CNPJ – para fins eleitorais, enfatizando a importância de coibir tais condutas. O MPF reforçou seu compromisso em estar atento a essas questões durante o período eleitoral, trabalhando em conjunto com os demais órgãos envolvidos para coibir o assédio eleitoral e a cooptação eleitoral.

Momento de conscientização – Na oportunidade, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Rogério Sitônio Wanderley, explicou que o Pacto contra Assédio, Discriminação e Trabalho Infantil nas Eleições 2024 foi elaborado com o intuito de convocar antecipadamente a sociedade e, especialmente, os partidos políticos a se engajarem na luta contra o assédio eleitoral e o trabalho infantil durante o período eleitoral.

O membro do MPT destacou a importância do engajamento de todos para instruir e alertar suas bases sobre a atuação do MPT e demais ramos do Ministério Público nessa temática. Salientou que o momento inicial é de convocação, conscientização e orientação, com a perspectiva de atuar de forma mais repressiva diante de possíveis denúncias, visando garantir eleições mais justas e transparentes.

MP vigilante – Durante o evento, o promotor de Justiça Carlos David Lopes ressaltou a importância da atuação do Ministério Público no combate às práticas nefastas, como o assédio eleitoral, que infelizmente se encontra naturalizado na sociedade. Ele destacou a dificuldade em noticiar tais fatos ao Ministério Público e alertou sobre a “pejotização” que tem sido utilizada por algumas prefeituras.

Carlos David Lopes enfatizou a sensibilidade das eleições devido a essa prática, apontando que cerca de 30% dos municípios podem estar adotando essa estratégia, principalmente em áreas como Assistência Social, Saúde e Educação. O promotor assegurou que o Ministério Público estará vigilante diante dessas questões, reforçando o compromisso em garantir eleições justas e transparentes.

Durante a Audiência Coletiva, quatorze partidos políticos, incluindo MDB, PDT, PT, PSB, AVANTE, PSTU, DC, REPUBLICANOS, AGIR, PSOL, PL, NOVO, REDE e UNIÃO BRASIL, assinaram o Pacto contra Assédio, Discriminação e Trabalho Infantil nas Eleições 2024.

DENUNCIE:
– Pelo Aplicativo MPT Pardal
– Pelo site do MPT-PB, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias
– Pelo WhatsApp: (83) 3612-3128

Com informações da Ascom do MPT-PB

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Fonte MPF