MPF cria Mesa de Diálogo para buscar solução para problemas crônicos no PSM da 14, em Belém (PA) — Procuradoria da República no Pará

0
48

Fiscalização de Atos Administrativos

21 de Julho de 2025 às 14h45

MPF cria Mesa de Diálogo para buscar solução para problemas crônicos no PSM da 14, em Belém (PA)

Primeira reunião do grupo está marcada para o próximo dia 30

Foto da fachada do Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém (PA). A entrada do hospital é coberta por uma grande marquise amarela onde se lê "Hospital Pronto-Socorro" em letras azuis. Há várias pessoas na calçada e na rampa de acesso.


Captura de imagem: maio de 2024 © 2025 Google

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a criação da Mesa de Diálogo “Pronto-Socorro Mário Pinotti”, uma nova tentativa da instituição de encontrar soluções para os problemas crônicos que afetam o Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, conhecido como PSM da 14, em Belém (PA).

A iniciativa busca saídas efetivas, consensuais e extrajudiciais para os desafios enfrentados no PSM, com o objetivo de tornar desnecessária a via judicial.

Essa nova abordagem surge em um contexto de um longo impasse. Desde 2014, o MPF tenta na Justiça obrigar a Prefeitura de Belém a resolver uma série de irregularidades graves na unidade de saúde.

Naquele ano, a Justiça Federal chegou a determinar que a prefeitura regularizasse o atendimento na UTI e realizasse reformas emergenciais no prédio em 60 dias, além de apresentar um plano de regularização completo em 360 dias. No entanto, a prefeitura recorreu da decisão, que até hoje não foi cumprida.

Desafios em pauta – Os problemas que motivaram a ação judicial, e que agora serão pauta da Mesa de Diálogo, incluem: insumos; medicamentos, valorização dos profissionais de saúde, leitos e internação, higiene e salubridade do ambiente hospitalar, procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, estrutura física, aparelhos, equipamentos e modernização tecnológica.

A Mesa de Diálogo funcionará por meio de reuniões mensais, com foco em manifestações objetivas, sintéticas, técnicas, propositivas e resolutivas. Entre as finalidades estão o acompanhamento de avanços, a identificação de dificuldades e o alinhamento de estratégias entre os órgãos públicos.

Para a iniciativa, foram convidadas mais de 20 entidades, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a direção do hospital, o Ministério da Saúde, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e as Defensorias Públicas do Estado (DPE-PA) e da União (DPU), conselhos profissionais da área da saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia etc.), a Câmara Municipal e conselhos de direitos da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

A primeira reunião da Mesa de Diálogo está agendada para o próximo dia 30, às 15 horas, na sede do MPF na capital paraense.

 

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial



Fonte MPF