MPF cria mecanismo de proteção dos direitos humanos para monitorar cumprimento de obrigações internacionais — PFDC

0
141

Direitos do Cidadão

10 de Dezembro de 2024 às 17h41

MPF cria mecanismo de proteção dos direitos humanos para monitorar cumprimento de obrigações internacionais

Sistema tem como objetivo identificar recomendações e decisões internacionais dirigidos ao Brasil, além de monitorar as medidas adotadas para o cumprimento de normas no país

Imagem com fundo branco e várias desenhos representando pessoas e a expressão direitos humanos escrita com letras pretas no centro


Arte: Comunicação/MPF

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), publicou, nesta terça-feira (10), portaria que cria o Mecanismo Nacional de Monitoramento do Cumprimento das Obrigações Internacionais de Direitos Humanos (MCOIDH).

Entre as principais atribuições do mecanismo está a identificação dos atos, normas, decisões e recomendações internacionais do sistema global de proteção dos direitos humanos e do Sistema Interamericano de proteção dos Direitos Humanos dirigidos ao Brasil. Além disso, caberá ao mecanismo acompanhar e monitorar as medidas adotadas, nas esferas extrajudicial e judicial, no âmbito do Sistema-PFDC, para cumprimento dessas prescrições.

O mecanismo também deve elaborar relatório anual sobre as medidas adotadas pelos ofícios integrantes do Sistema-PFDC, relativas ao cumprimento das obrigações internacionais de direitos humanos dirigidas ao Estado brasileiro.

A Secretaria Executiva da PFDC vai designar servidores lotados no órgão para assessorar os trabalhos. As atribuições do Mecanismo podem ser realizadas em cooperação com outros órgãos do Ministério Público e do Poder Público, representantes da sociedade civil, instituições de ensino e outros organismos ou especialistas com atuação na área de promoção e proteção dos direitos humanos.

Na Portaria, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, ressalta que a criação do Mecanismo leva em consideração a importância da estruturação de um mecanismo de monitoramento e implementação das obrigações internacionais em direitos humanos e de ferramentas destinadas a subsidiar a atuação coordenada dos procuradores dos Direitos do Cidadão.

Data internacional – O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado anualmente em 10 de dezembro para marcar a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. O documento consagra os direitos inalienáveis a que todas as pessoas têm direito como seres humanos, independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra condição. A Declaração é um modelo global para Constituições, leis e políticas nacionais e internacionais.

Fonte MPF