MPF convoca audiência pública no Acre para discutir proteção ao uso sacramental da ayahuasca — Procuradoria da República no Acre

0
112

Direitos do Cidadão

27 de Outubro de 2025 às 9h50

MPF convoca audiência pública no Acre para discutir proteção ao uso sacramental da ayahuasca

Evento ocorre no fim de novembro; representantes de povos originários, religiosos, e órgãos públicos são convidados

 Imagem de um copo com o chá da ayahuasca e ervas e cipós usados no feitio.


Foto: Canva

O Ministério Público Federal (MPF) realizará no dia 28 de novembro de 2025, às 9h, uma audiência pública para debater as ações e omissões do poder público relacionadas à proteção e ao uso sacramental da ayahuasca por grupos religiosos tradicionais. A ayahuasca é uma bebida ritual preparada, em geral, a partir da combinação de duas plantas amazônicas: o cipó Mariri e as folhas de Chacrona. Tradicionalmente utilizada em contextos religiosos e terapêuticos, ela tem como propósito ampliar a percepção, a concentração e o estado de consciência.

O encontro é aberto ao público, e estão sendo convidados a participar representantes das comunidades ayahuasqueiras tradicionais, povos indígenas usuários do chá em seus rituais ancestrais, forças de segurança pública, órgãos ambientais e culturais, bem como integrantes do poder público federal, estadual e municipal, e acadêmicos e pesquisadores da área. A participação da sociedade civil organizada também é esperada, assim como de fiéis de centros religiosos que utilizam a ayahuasca em contextos sacramentais.

Segundo os procuradores da República Lucas Costa Almeida Dias e Luidgi Merlo Paiva dos Santos, que conduzirão a audiência, a iniciativa ocorre em razão da crescente necessidade de regulamentação concreta para o transporte, coleta e uso ritual do chá.

O uso da ayahuasca é uma prática reconhecida nacional e internacionalmente como manifestação cultural e religiosa legítima, amparada por tratados internacionais e normas legais brasileiras. Segundo o MPF, a ausência de diretrizes claras tem resultado em fiscalizações arbitrárias contra comunidades tradicionais.

Durante a audiência, os procuradores da República apresentarão os fundamentos do procedimento administrativo e conduzirão falas de representantes religiosos, indígenas, órgãos policiais e demais participantes inscritos. O objetivo é colher subsídios para atuação institucional e formulação de recomendações a órgãos públicos, incluindo o acompanhamento do processo que tramita há mais de 15 anos no Iphan para reconhecer a ayahuasca como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Os participantes poderão emitir manifestações presenciais e virtuais, com inscrição durante o evento. Ao final dos trabalhos, deverá ser elaborado relato oficial a ser publicizado com a indicação das providências a serem adotadas pelo MPF.

 Confira o edital 

SERVIÇO

Audiência Pública Uso sacramental da ayahuasca

Data: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira)

Horário: 9h (horário do Acre)

Formato:

• Presencial — até 100 pessoas, por ordem de chegada, na sede da Procuradoria da República no Acre

• Online — via plataforma Zoom pelo link https://mpf-mp-br.zoom.us/j/84728278737

 Endereço: Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340, Bairro Portal da Amazônia, Rio Branco (AC)

Informaçõesprac-oficio5@mpf.mp.br

Assessoria de Comunicação MPF/AC
(68) 3214-1430 / 99238-7258
@mpf_ac

Fonte MPF