Geral
13 de Junho de 2024 às 16h35
MPF convida para o lançamento da exposição “Sertões” em 17 de junho
Visitações podem ser feitas no Memorial MPF até 19 de agosto, das 13h às 17h
Arte: Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) convida o público interno e o público externo para a exposição “Sertões”, do artista Riciere Teixeira. A mostra estará aberta a partir de 17 de junho, às 17h, no Memorial do MPF, localizado na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR). A exposição poderá ser visitada até 19 de agosto, das 13h às 17h. A mostra é composta por obras que ressaltam as belezas e os valores do sertão.
Sertão: um mundo de contrastes e recriação
Longe do mar e das cidades, o sertão é muitas vezes visto como um lugar distante, desconhecido e árido. Mas essa visão não faz jus à sua riqueza cultural e à força do povo sertanejo.
Apesar das dificuldades materiais, o sertão guarda tesouros imensuráveis em suas culturas e tradições. A exposição “Sertões” convida o público a conhecer as culturas sertanejas e repensar as visões tradicionais que as definem como um “não lugar”.
Segundo Riciere, o conjunto de pinturas apresenta ” um certo imaginário criado a partir de referências físicas e sensoriais de um sertão de onde venho, em diálogo com alegorias do meu sertão interior recriadas a partir de um olhar iluminado por uma espécie de filosofia da esperança, através da qual tintas e cores dão luz e voz a sensações e sentimentos, recria memórias e propõe ressignificação de sentidos”.
É o sertão vivo, pulsante e capaz de superar desafios, abrindo caminho para novas possibilidades e modos de vida. Mais do que um lugar, é um estado de espírito, uma forma de ser e estar no mundo. É a força do povo que resiste, recria e celebra a vida, mesmo diante das dificuldades.
Sobre o artista
Natural de Seabra, cidade que compõe a microrregião baiana da Chapada Diamantina, Riciere Teixeira é artista visual autodidata.
As cores e motes dos seus trabalhos originam-se do barro do chão do “Brasil profundo”, a partir do qual advém a sustança para construção das obras que remetem a espaços da memória coletiva, à vida cotidiana, à cultura popular e à integração do ser humano à natureza. Embora algumas das pinturas expressem um certo ar realista, muitas dialogam com a pop art e a arte naif, dentre outros conceitos de arte contemporânea.
Riciere graduou-se em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) e atua como servidor da Administração Pública Federal no TJDFT, em Brasília.
Exposição: Sertões
Onde: Memorial MPF
Endereço: SAF sul, quadra 4, conjunto C
Quando: até 19 de agosto, das 13h às 17h
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF