Criminal
5 de Dezembro de 2024 às 5h30
Rota Caipira: MPF consegue condenação de empresário por financiamento de tráfico internacional de drogas
Em agosto, outras dez pessoas foram condenadas
Imagem ilustrativa: Freepik
Após denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou empresário de Araguaína (TO) por financiamento de tráfico internacional de drogas. Segundo a denúncia do MPF, em atuação que contou com cooperação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no Tocantins, o empresário condenado havia disponibilizado uma aeronave a organização criminosa, para ser utilizada no tráfico internacional de entorpecentes.
Em 2023, após a deflagração da Operação Rota Caipira, a organização criminosa, que adquiria grandes quantidades de cocaína no Peru e Bolívia e, por meio de uma complexa estrutura logística aérea, transportava até capitais nordestinas, foi desarticulada. Em agosto deste ano, dez integrantes da organização foram condenados.
Na sentença, proferida no último dia 2, a Justiça Federal reputou que estava comprovado que o empresário araguainense adquiriu uma aeronave, registrou-a no nome de outra pessoa e a entregou à organização criminosa, para que fosse utilizada no tráfico internacional de drogas.
A sentença também confirmou que o grupo adulterou a aeronave para adaptá-la ao transporte aéreo de longa duração e ao sobrepeso de carga, em razão da expressiva quantidade de drogas ilícitas que seriam trazidas para o Brasil.
O empresário foi condenado a 10 anos, 8 meses e 24 dias de reclusão e ao pagamento de multa que ultrapassa dois milhões de reais. A pena deve ter início imediato e em regime fechado.
Processo nº 1006505-17.2023.4.01.4301
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7231 | 99247-8714
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/
Fonte MPF