Meio Ambiente
1 de Agosto de 2025 às 13h20
MPF atua na 24ª fase de força-tarefa para reprimir irregularidades ambientais no litoral do Paraná
Aifa conta com a participação de outras instituições e visa combater desmatamento e ocupações em áreas de preservação permanente
Foto: Polícia Federal
O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quarta-feira (30), da 24ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), focada em coibir o desmatamento, o aterramento e as ocupações irregulares em áreas de preservação permanente de mangue em Paranaguá (PR). As ações desta etapa concentraram-se na demolição de construções irregulares desocupadas e na remoção de entulhos em Jardim Iguaçu.
Uma edificação, erguida em um terreno de aproximadamente 180 metros quadrados e que havia sido parcialmente removida durante a 23ª fase, foi totalmente demolida. Moradores em situação irregular também foram notificados pelos órgãos ambientais e um cachorro em condições precárias, sem comida e preso em área sem higienização, foi resgatado.
Além do MPF, participaram da 24ª fase da Aifa a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT), o Batalhão de Polícia Ambiental, a Guarda Civil Municipal e as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras Públicas, de Desenvolvimento e de Urbanismo.
A população pode colaborar com o trabalho contínuo da Aifa. O MPF possui um canal para receber denúncias de possíveis crimes em áreas de proteção ambiental, como invasões, construções, cercas, aterros, abertura de ruas e descarte de lixo e/ou entulho. As denúncias podem ser feitas pelo portal MPF Serviços, acessando a opção “Denúncias e Pedidos de Informação”. Dúvidas sobre como denunciar podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3219-8754, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Para acompanhar todas as fases da Aifa, clique aqui.
Ministério Público Federal no Paraná
Assessoria de Comunicação
(41) 3219-8843
Fonte MPF