MPF atesta que melhorias foram incorporadas nos sistemas eleitorais para garantir segurança das urnas — Procuradoria-Geral da República

0
60

Eleitoral

21 de Maio de 2024 às 17h40

MPF atesta que melhorias foram incorporadas nos sistemas eleitorais para garantir segurança das urnas

Na segunda etapa de verificação, participantes testaram versão aprimorada das urnas e sistemas eleitorais

Imagem de técnicos durante o teste


Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

O Ministério Público Federal (MPF) participou, na última semana, do Teste de Confirmação, segunda etapa do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), iniciado em 2023. O evento foi realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), e reuniu especialistas da Polícia Federal e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que participaram da primeira fase dos testes realizada no final do ano passado.

Nesta etapa, os participantes testaram a versão aprimorada das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais de apuração, com as correções sugeridas na primeira fase. Na ocasião, nenhuma ofensiva dos especialistas em computação conseguiu comprometer a integridade e o sigilo do voto. Mas foram sugeridas algumas melhorias para garantir ainda mais segurança às urnas.

O objetivo do teste de confirmação, realizado na última semana, foi garantir que todas as melhorias sugeridas na primeira fase estejam incorporadas no sistema antes das Eleições Municipais 2024. O MPF foi representado no evento pela Assessoria Nacional de Perícia em Tecnologia da Informação e Comunicação (Anptic), vinculada à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea).

O Teste de Segurança da Urna é realizado desde 2009 e possibilita que especialistas, partidos, órgãos públicos e acadêmicos examinem e avaliem a segurança dos sistemas eleitorais envolvidos nos processos de coleta e apuração dos votos. Antes do evento, os participantes têm acesso ao código-fonte da urna para subsidiar os planos colocados em prática no TPS. o objetivo é identificar vulnerabilidades ou falhas e apresentar sugestões de melhoria.

A fiscalização e o aprimoramento das urnas eletrônicas e dos sistemas de votação e apuração são etapas fundamentais do processo eleitoral. O Ministério Público acompanha todas as fases da auditoria no intuito de garantir que o resultado das eleições vai refletir a vontade popular.

*Com informações do TSE

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF