MPF adota plataforma para atendimento em Libras em Santa Catarina — Procuradoria da República em Santa Catarina

0
70

Direitos do Cidadão

4 de Novembro de 2025 às 15h10

MPF adota plataforma para atendimento em Libras em Santa Catarina

Acordo celebrado garante acessibilidade nas Salas de Atendimento ao Cidadão no estado

Foto de duas pessoas olhando para um laptop onde uma intérprete de Libras da ICOM aparece em uma videochamada, oferecendo serviço de interpretação remota.


Foto: ICOM

O Ministério Público Federal celebrou termo de cooperação técnica com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), em Florianópolis (SC), com o objetivo de facilitar o atendimento ao cidadão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no estado.

O acordo prevê a licença temporária de uso da versão web do aplicativo ICOM – plataforma que oferece serviços de tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa por videochamada. Com o aplicativo será possível realizar a tradução simultânea online em Libras nas salas de atendimento ao cidadão do órgão em Santa Catarina.

O serviço teve a implementação iniciada ontem (3), tanto na Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC), em Florianópolis, quanto nas Procuradorias da República nos Municípios de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão, podendo ser estendido a outras unidades.

Direito das pessoas com deficiência auditiva – O uso do aplicativo ICOM para atendimento ao cidadão em unidades do MPF em Santa Catarina é resultado da articulação de diversos setores administrativos da Procuradoria da República em Santa Catarina, incluindo Gabinete do Procurador-Chefe, Secretaria Estadual e Coordenadoria Jurídica e de Documentação, a partir da atuação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

Em ofício encaminhado à chefia do MPF em Santa Catarina, o procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto, Davy Rocha, solicitou a disponibilização de recursos humanos e tecnológicos para que os direitos dos cidadãos com deficiência auditiva fossem atendidos adequadamente na instituição.

No documento, o procurador destacou que o MPF em São Paulo já havia firmado um termo de cooperação com a empresa ICOM para a disponibilização da plataforma web com sistema de videochamadas que conecta a um intérprete certificado em Libras que faz a tradução simultânea entre a linguagem dos sinais e a linguagem falada.

A medida atende o previsto no artigo 79 da Lei nº 13.146: “O poder público deve assegurar o acesso da pessoa com deficiência à justiça, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, garantindo, sempre que requeridos, adaptações e recursos de tecnologia assistiva”.

Termo de Cooperação Técnica nº 1/2025

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 98848-1506
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Fonte MPF