MPF acompanha vistoria realizada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) — Procuradoria Regional da República da 4ª Região

0
98

Fiscalização de Atos Administrativos

3 de Junho de 2024 às 17h45

MPF acompanha vistoria realizada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS)

Reabertura parcial do terminal está prevista para dezembro

MPF acompanha vistoria realizada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS)

Foto: Comunicação/MPF/RS

O Ministério Público Federal (MPF) compôs a comitiva de vistoria do Aeroporto Salgado Filho, na manhã desta segunda-feira (3), em Porto Alegre (RS). Fechado há um mês, quando a enchente do Guaíba invadiu a pista e o primeiro andar do prédio, o terminal deverá reabrir parcialmente somente em dezembro.

A inspeção foi conduzida pelo ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, e pela CEO da Fraport Brasil, concessionária que administra o terminal, Andreea Pal. Acompanharam a visita técnica o procurador-chefe do MPF no RS, Felipe Müller, e o procurador da República Jorge Irajá Sodré. Também estiveram presentes a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Isabel Guarise Barrios; o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi; membros técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); do Ministério de Portos e Aeroportos; do Tribunal de Contas da União, da Agência Nacional dos Transportes Terrestres; e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado estadual Frederico Antunes.

O objetivo do MPF foi verificar de perto a dimensão do problema e participar na busca de soluções integradas. “O MPF é um dos agentes que, por meio das suas atribuições, pode contribuir ativamente neste processo de reconstrução e de retomada do aeroporto”, afirmou Felipe Müller. Jorge Irajá complementou que “nossa intenção é de que o aeroporto volte a funcionar com a maior rapidez possível, e que eventuais pendências sejam resolvidas na forma prevista em lei e no contrato de concessão”.

Um levantamento mais detalhado, analisando os impactos da pista que ainda tem água, deverá ser concluído no final do mês de julho. A partir desse estudo é que serão definidas as medidas a serem tomadas, em especial para restaurar o asfalto atingido. Ainda segundo a Fraport, tanto os trabalhos de limpeza da pista quanto de outras áreas do aeroporto foram iniciados.

Atualmente, a Base Aérea de Canoas atende voos comerciais emergencialmente. Também estão operando no interior os aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana.



Fonte MPF