MPF acompanha iniciativas de educação ambiental nas universidades federais do Paraná — Procuradoria da República no Paraná

0
13

Meio Ambiente

16 de Outubro de 2024 às 15h55

MPF acompanha iniciativas de educação ambiental nas universidades federais do Paraná

Medida busca integrar questões como desmatamento, mudanças climáticas e o descarte adequado de resíduos nos currículos acadêmicos

Imagem com fundo verde com ilustrações de prédios em uma cidade com árvores e a expressão Meio Ambiente escrita no centro com letras brancas


Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou o acompanhamento de ações voltadas à educação ambiental promovidas pelas instituições federais de ensino superior do estado do Paraná. A atuação tem caráter preventivo e educativo, tendo como primeira medida o questionamento das universidades sobre as iniciativas relacionadas à educação ambiental no currículo acadêmico.

O objetivo é garantir que o currículo aborde tópicos como: riscos do desmatamento, construções irregulares, queimadas, soltura de balões, descarte indevido de lixo e reciclagem, aquecimento global e a importância de se preservar a vegetação de contenção – como restingas e mangues, para evitar aumento dos níveis dos oceanos.

Conforme ressalta a portaria de instauração do procedimento, a educação ambiental está alinhada ao princípio da Política Nacional do Meio Ambiente, que estabelece que a conscientização deve ocorrer em todos os níveis de ensino e ser estendida à comunidade, promovendo a participação ativa da população na defesa da natureza. O cenário atual de desequilíbrio ambiental motiva a atuação do MPF para garantir que a sociedade esteja melhor preparada para enfrentar ativamente os desafios atuais e futuros.

O acompanhamento é uma iniciativa conjunta da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Indira Bolsoni Pinheiro, e da coordenadora dos ofícios ambientais, Monique Cheker Mendes. Para Indira Pinheiro, “com o advento das tragédias climáticas que temos vivenciado no país, cada vez mais frequentes, é importante que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão também atue nas consequências humanitárias e de cidadania relacionadas a esses eventos extremos”. Segundo ela, a atuação também pretende ser preventiva e de conscientização, a partir de uma educação ambiental proporcionada nos ambientes acadêmicos, estimulando que o conhecimento científico seja disseminado para que a alteração climática e seus efeitos deletérios sejam minimizados no que for possível.

Até o momento, três universidades já foram questionadas sobre suas iniciativas relacionadas à temática de educação ambiental: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Procedimento administrativo n° 1.25.000.025712/2024-92

 

Ministério Público Federal no Paraná
Assessoria de Comunicação
(41) 3219-8870/ 8843

 

Fonte MPF