Cooperação Internacional
15 de Outubro de 2025 às 9h0
MPF abre credenciamento da imprensa para cobertura de eventos internacionais em Belém (PA)
Reunião dos Ministérios Públicos do Mercosul e Fórum de Procuradores-Gerais para a COP30 serão nos dias 21 e 22 de outubro

Arte: Comunicação/MPF
Começa nesta quarta-feira (15) o credenciamento de jornalistas e veículos de imprensa interessados em fazer a cobertura dos dois eventos internacionais promovidos pelo Ministério Público Federal na próxima semana, em Belém (PA). O Fórum de Procuradores-Gerais para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) vai reunir, no dia 22 de outubro, chefes do Ministério Público de diferentes países para debater o combate a ilícitos ambientais. Já no dia 21, será realizada a 38ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM), para tratar do combate ao crime organizado na região.
Ambos os eventos serão realizados no Palácio Antônio Lemos e contarão com a presença do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco. Os órgãos de mídia interessados em cobrir os dois encontros internacionais devem preencher o formulário, até sexta-feira (17), informando o nome dos profissionais, número telefônico para contato, e-mail, veículo de imprensa e cargo.
Fórum para a COP30 – Os chefes dos Ministérios Públicos de 14 países já confirmaram presença no fórum que vai discutir estratégias conjuntas de ação para promover a justiça climática, além de prevenir e combater crimes ambientais. A imprensa poderá acompanhar a abertura dos trabalhos na quarta-feira (22), a partir das 9h, que será feita pelo PGR brasileiro.
Durante todo o dia, os procuradores-gerais vão discutir medidas para desarticular organizações criminosas transnacionais e combater a lavagem de dinheiro relacionada a ilícitos ambientais. O papel das comunidades tradicionais na preservação do meio ambiente, a responsabilidade de empresas e o uso de novas tecnologias nas investigações também estão na pauta do evento.
Ao final do encontro, será publicada a “Carta de Belém”, com os compromissos assumidos pelos países.
Reunião do Mercosul – No dia 21 (terça-feira), o Palácio Antônio Lemos vai receber a plenária da 38ª REMPM. A imprensa poderá acompanhar a cerimônia de abertura, que será conduzida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a partir das 9h. No encontro, os chefes do Ministério Público do Mercosul vão discutir medidas para combater o narcotráfico, o tráfico de pessoas, o contrabando de migrantes e crimes cibernéticos, além de fortalecer a cooperação em áreas de fronteira. No dia 22, os procuradores do Mercosul se juntarão aos chefes dos Ministérios Públicos dos demais países, para focar na temática ambiental.
MPF na COP30 – Além dos dois eventos internacionais, na próxima semana, Belém vai sediar outro encontro promovido pelo MPF para dialogar com a sociedade civil sobre mudanças climáticas, proteção do meio ambiente e a defesa dos direitos humanos. O encontro MPF na COP30 será nos dias 20 e 21 de outubro na sede da Procuradoria da República no Pará (PR/PA). A imprensa poderá acompanhar os painéis, não sendo necessário credenciamento prévio. O evento será transmitido no Youtube do MPF. Saiba mais.
Fonte MPF