MPF aborda relação entre terrorismo e crime organizado transnacional em simpósio na Colômbia — Procuradoria da República em Pernambuco

0
68

Criminal

27 de Junho de 2024 às 11h0

MPF aborda relação entre terrorismo e crime organizado transnacional em simpósio na Colômbia

Evento reúne países do Hemisfério Ocidental e segue até 28 de junho, em Bogotá

A imagem retrata palco com cinco indivíduos. À esquerda, uma mulher está de pé em um púlpito com dois microfones. Há bandeiras dos Estados Unidos e da Colômbia atrás da palestrante. À direita, quatro pessoas estão sentadas em poltronas no palco. O cenário inclui cortinas escuras ao fundo e iluminação superior.


Foto: Divulgação

Membros do Ministério Público Federal (MPF) apresentaram a ligação entre terrorismo e crime organizado, no dia 25, em painel durante o simpósio “Liderança e Abordagens de Gênero para combater o Terrorismo”, que ocorre em Bogotá, na Colômbia, até 28 de junho. O evento é promovido pelo International Criminal Investigative Training Assistance Program (ICITAP) do Departamento de Justiça dos EUA – por meio do programa Engaging Multinational Policewomen on Equality and Rights (EMPoWER) – e pelo Escritório de Contraterrorismo (CT) do Departamento de Estado dos EUA.  A iniciativa norte-americana, com enfoque no combate ao terrorismo, tem como objetivo a assistência e treinamento para investigação criminal internacional.   

A participação do MPF foi viabilizada pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), que selecionou, por meio de edital, as procuradoras da República Silvia Regina Pontes Lopes, que atua em Pernambuco, e Julia Rossi de Carvalho Sponchiad, que atua em Mato Grosso do Sul. O painel do Brasil no evento também contou com participação de representantes da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto geral de mesas participantes do simpósio. Na ocasião, as procuradoras destacaram, na apresentação “Colaboração entre a Polícia e o Ministério Público na luta contra o terrorismo e as organizações criminosas – a perspectiva do Brasil”, a necessidade de que os países continuem a promover pesquisas e a colher informações sobre a natureza e extensão das ligações entre o terrorismo e o crime organizado transnacional. Também reforçaram a importância de intensificar e agilizar o intercâmbio de informações relevantes e de inteligência sobre ações, movimentos e padrões de redes terroristas, de acordo com o direito nacional e internacional, mencionando, como exemplo no Brasil, o caso da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Contraterrorismo – O simpósio aborda as questões mais urgentes relacionadas ao contraterrorismo, destacando formas de combater a ameaça global. Com ênfase na relação entre gênero e terrorismo, o objetivo do evento é identificar, por meio de debates, novas estratégias para prevenir, interromper e combater as atividades terroristas no Hemisfério Ocidental. Estão presentes participantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Trinidad e Tobago.

O programa EMPoWER (em tradução livre: Engajando Mulheres Policiais Multinacionais na Igualdade e nos Direitos), criado durante a pandemia de covid-19 em 2020, é destinado a promover a participação de mulheres nos esforços de aplicação da lei contra o terrorismo, por meio de oportunidades de formação para especialistas em contraterrorismo.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte MPF