MP Eleitoral estará de plantão neste domingo no TRE/BA — Procuradoria da República na Bahia

0
38

Eleitoral

5 de Outubro de 2024 às 15h35

Eleições 2024: MP Eleitoral estará de plantão neste domingo no TRE/BA

PRE funcionará, ininterruptamente, das 7h até a divulgação oficial do resultado do 1º turno

Fotografia exibe uma mão que está direcionando o dedo indicador para o botão "confirma" de uma urna eletrônica usada nas eleições brasileiras


Imagem: TSE

Ao longo deste domingo (6) o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Samir Nachef, e sua equipe, estarão de plantão das 7h até a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições. A intenção é seguir acompanhando, de perto, a correta aplicação das normas que regem partidos e candidatos.

O plantão da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que é realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vem acontecendo em todos os finais de semana desde agosto.

“O volume de trabalho na área eleitoral é crescente na medida em que nos aproximamos das eleições, e os prazos são muito curtos, pois o pleito não pode ser adiado. Manter nossa equipe a postos tem sido essencial para garantir que possamos cumprir nosso papel na defesa dos direitos dos eleitores e na busca de eleições mais equilibradas, dentro do que prevê a lei”, explica o procurador.

A PRE abarca a função eleitoral do Ministério Público Federal, atuando em parceria com os promotores eleitorais, que são membros do Ministério Público da Bahia responsáveis por ajuizar ações e outros pedidos à justiça de primeira instância nas eleições municipais. Juntos, eles compõem a equipe do Ministério Público Eleitoral. Em casos que sobem para a segunda instância, a atuação é feita pela PRE junto ao TRE.

Como denunciar? – Flagrou boca de urna? Compra de votos? Transporte ilegal de eleitores? Abuso de poder pelos candidatos ? Faça uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral pelo site: https://novoportal.mpf.mp.br/mpf/mpfservicos/denuncia 

Acesse a publicação Por Dentro das Eleições 2024 para entender a atuação do Ministério Público, saber quais são as principais condutas proibidas e como denunciar.

Confira a série de matérias do MPF sobre as regras eleitorais

Fonte MPF