MP Eleitoral discute estratégias de atuação com Rede Paraibana de Combate à Desinformação — Procuradoria da República na Paraíba

0
22

Eleitoral

18 de Novembro de 2025 às 19h15

Eleições 2026: MP Eleitoral discute estratégias de atuação com Rede Paraibana de Combate à Desinformação

Encontro tratou da possibilidade de parceria técnico-científica para fortalecer o enfrentamento das fake news

Foto de uma mesa com nove pessoas sentadas ao redor em uma reunião, ao fundo janela com vista da cidade e na parede ao lado, banner com a marca do MPF


Foto: Comunicação/MPF

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) recebeu, na manhã desta terça-feira (18), representantes da Rede Paraibana de Combate à Desinformação para discutir estratégias conjuntas de enfrentamento da desinformação, especialmente no contexto das Eleições 2026. O encontro foi realizado na sede da Procuradoria da República em João Pessoa, com a presença do procurador regional Eleitoral, Marcos Queiroga, e do procurador-chefe e substituto no Eleitoral, Bruno Galvão Paiva.

A reunião teve como objetivo a apresentação das ações da Rede Paraibana de Combate à Desinformação e do Laboratório Alumia – Laboratório de Combate à Desinformação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro também tratou da possibilidade de formalização de uma cooperação técnico-científica que permita o intercâmbio de informações, apoio técnico em checagem de fatos, produção de relatórios técnicos e iniciativas de educação midiática voltadas ao público paraibano.

O procurador regional Eleitoral, Marcos Queiroga, destacou a relevância da articulação institucional. “A desinformação é um dos principais desafios do processo eleitoral. Conhecer o trabalho da Rede e avaliar formas de colaboração é fundamental para reforçar a proteção ao eleitor e à democracia”, afirmou.

Por sua vez, o procurador-chefe e substituto no Eleitoral, Bruno Galvão Paiva, reforçou o interesse do MP Eleitoral em aprofundar o diálogo. “São duas grandes preocupações que o eleitoral enfrenta, não só na Paraíba, mas em todo o país: a desinformação e a violência nas campanhas públicas”, observou. Ele destacou que, por esse motivo, o MP Eleitoral tem total interesse em explorar possibilidades de cooperação. “Precisamos alinhar responsabilidades e avaliar os mecanismos para que essa parceria possa, eventualmente, se concretizar”, explicou.

Estiveram presentes os seguintes representantes da Rede e do Laboratório Alumia: a professora da UFPB Sandra Moura; o professor da UFPB Dinarte Varela; a estudante da UFPB Débora Nascimento; o presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) e vice-presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi), Alek Maracajá; o presidente da Amidi, Heron Cid; o jornalista Laerte Cerqueira, representando a Midiacom-PB; e Lúcia Figueiredo, do conselho deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). 

Imagem mostra dez pessoas em pé, lado a lado, em sala de reunião do Ministério Público Federal na Paraíba. Estão vestidas formalmente, sugerindo reunião oficial. Há mesa à frente e janela ao fundo com vista urbana.
Foto: Comunicação/MPF

Cooperação para fortalecer a lisura eleitoral – Durante a reunião, os integrantes do Laboratório Alumia detalharam as quatro linhas de atuação do projeto: checagem, pesquisa, ensino e extensão. E apresentaram o fluxo de produção dos relatórios técnicos de checagem, que podem ser utilizados como prova técnica em processos judiciais. Também explicaram a capacidade do laboratório em mapear a repercussão de conteúdos desinformativos, identificar padrões de disseminação e avaliar o impacto de condutas eleitorais nas redes.

A Rede Paraibana de Combate à Desinformação é uma articulação coordenada pelo Laboratório Alumia da UFPB que reúne instituições acadêmicas, entidades de comunicação e representantes da sociedade civil para desenvolver ações de enfrentamento à desinformação na Paraíba. Atuando em áreas como checagem de fatos, educação midiática, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, a Rede busca fortalecer a circulação de informação qualificada e contribuir para a proteção do ambiente informacional, especialmente em períodos eleitorais.

Próximos passos – Ao final da reunião, ficou encaminhado que a Rede Paraibana de Combate à Desinformação e a Procuradoria Regional Eleitoral vão estreitar o diálogo para dar início à formalização de um acordo de cooperação técnica.

O encontro consolida mais um passo no fortalecimento das iniciativas de enfrentamento qualificado à desinformação na Paraíba, aliando ciência, comunicação e atuação institucional para garantir mais segurança, transparência e confiança no processo eleitoral brasileiro.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6222
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Youtube: MPFPB

Fonte MPF