Ministério Público e governo do RS buscam ações para garantir a saúde e o bem-estar dos animais resgatados — Procuradoria Regional da República da 4ª Região

0
37

Geral

20 de Maio de 2024 às 18h40

Ministério Público e governo do RS buscam ações para garantir a saúde e o bem-estar dos animais resgatados

Balanço da Defesa Civil estadual divulgado nesta segunda (20) contabiliza mais de 12 mil salvamentos

Ministério Público e governo do RS buscam ações para garantir a saúde e o bem-estar dos animais resgatados

Foto: Fotos Públicas – Operação Taquari ll

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) atuam em conjunto e articulados com o governo gaúcho para definir ações para garantir a saúde e o bem-estar dos animais resgatados na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. A urgência na elaboração de uma política estadual de acolhimento a esses animais desabrigados e a busca de recursos para que o plano seja implementado foi discutida em reunião realizada na última sexta-feira (17).

O procurador-chefe do MPF no RS, Felipe da Silva Müller, e o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participaram do encontro com o vice-governador do RS, Gabriel Souza, na capital. Também estiveram presentes os procuradores da República Nilo Marcelo de Almeida Camargo e Júlio Carlos Schwonke; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, a promotora de Justiça Annelise Steigleder e o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Camardelli.

Felipe Mûller pondera que a definição dessas ações é urgente, em razão da lotação dos espaços de acolhimento, mantidos, em especial, por voluntários e doações. Estimativa da Divisão de Políticas Públicas para Animais (Dippa) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) aponta que o número de animais resgatados poderá chegar a cerca de 20 mil. Até o momento, já foram salvos mais de 12 mil animais, conforme Balanço da Defesa Civil estadual divulgado nesta segunda (20).

Segundo o governo do RS, um dos primeiros passos foi dado, a partir da assinatura de uma parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad). Foi firmado o termo de cooperação no Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas, no final de semana.

Outra frente de trabalho que tem auxiliado muito ocorre nas redes sociais. Perfis compartilham fotos de resgatados, além de desparecidos, em busca de novos tutores para os animais.

*Com informações do MPRS e governo do RS

Fonte MPF