Memorial recebe exposição “MPF sob olhares diversos – A visibilidade pela arte” — Procuradoria-Geral da República

0
17

Geral

30 de Janeiro de 2026 às 18h45

Memorial recebe exposição “MPF sob olhares diversos – A visibilidade pela arte”

Mostra reúne obras de sete artistas com deficiência que interpretam a atuação e os temas do MPF

Arte de fotos e imagens que estarão na exposição do Memorial do MPF. Em pretos sobre fundo branco está escrito: MPF sob olhares diversos.


Arte: Comunicação/MPF

O Memorial do Ministério Público Federal (MPF), localizado na Procuradoria-Geral da República (PGR), inaugura, no dia 3 de fevereiro, às 15h, a exposição “MPF sob olhares diversos – a visibilidade pela arte”. O projeto promove o diálogo inclusivo ao abrir espaço para que fotógrafos, pintores e desenhistas com deficiência (PcD) exponham visões artísticas sobre a instituição e suas temáticas sociais. A abertura contará com a participação de artistas e seus familiares e terá a mediação da servidora do MPF Kamilla Dourado.

A iniciativa em 2026 expande a primeira edição, realizada em 2025, e mantem a curadoria da servidora do MPF e mãe atípica Ana Karine Bittencourt. O objetivo é consolidar um acesso de “mão dupla”, em que a instituição não apenas comunica, mas também absorve as perspectivas de pessoas com diferentes diagnósticos e vivências.

O grupo de expositores é composto por Mohamed Dalloul, fotógrafo com síndrome de Down e filho do procurador regional da República, Blal Dalloul; Rafael Santos Bittencourt, artista plástico de 17 anos, autista e filho da servidora do MPF Ana Karine Bittencourt; e Laura Cruz, desenhista digital, estudante de design, e tem autismo (suporte nível 1) e Síndrome da microdeleção do 22q11.2 conhecida também como Síndrome DiGeorge e filha dos servidores do Senado Federal, Roberta Cruz e César Mendes. Também participa Igor Andrade, pintor, tem autismo suporte nível 1 (antiga Síndrome de Asperger) e TDAH, é estudante da Universidade de Brasília e da servidora do Tribunal de Contas da União Gabriela Andrade.

A mostra conta ainda com Lorena Neves, autista suporte nível 2, que apresenta desenhos sobre o MPF; Maria Clara (Clarinha), modelo e ativista pela inclusão de pessoas com síndrome de Down; e Ana Beatriz (Tize), artista plástica com hemiplegia espática, que traz uma obra inédita sobre a preservação do Parque das Águas Emendadas.

A exposição é aberta ao público interno do MPF e ao público externo e vai até o dia 28 de fevereiro de 2026. O Memorial do MPF funciona das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A visita é gratuita e o agendamento de grupos pode ser feito pelo e-mail .

Exposição “MPF sob olhares diversos — a visibilidade pela arte”

Abertura:
 3 de fevereiro de 2026, às 15h
Período da exposição: de 3 a 28/2/2026
Onde: Memorial MPF (sede da Procuradoria-Geral da República, SAF Sul Quadra 4 Conjunto C, Brasília)
Curadoria: Ana Karine Bittencourt
Expositores: Mohamed Dalloul, Rafael Santos Bittencourt, Laura Cruz, Igor Andrade, Lorena Neves, Maria Clara e Ana Beatriz (Tize)
Visitas: segundas às sextas-feiras (exceto no feriado de carnaval)
Horário: 13h as 17h

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF