Geral
19 de Maio de 2025 às 8h42
Memorial MPF recebe a exposição “Águas do Brasil”, de Fernando Rabuja
Mostra do artista brasiliense fica aberta à visitação de 22 de maio a 24 de junho, na Procuradoria-Geral da República
Arte: Comunicação/MPF
O Memorial MPF abre suas portas, a partir de 22 de maio, para a exposição individual “Águas do Brasil”, do artista plástico Fernando Rabuja. Conhecido por sua maestria na técnica da aquarela e pela sensibilidade ao retratar a paisagem brasileira, o artista apresentará 15 obras que têm como eixo central a água — em paisagens, movimentos, atmosferas e reflexos que evocam a força e a sutileza desse elemento essencial.
A abertura da exposição ocorrerá às 14h e contará com uma roda de conversa com a participação do artista. Estará presente também a subprocuradora-geral da República, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, Coordenadora da 4ª Câmara — Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. O Memorial está localizado na sede da Procuradoria-Geral da República, no SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C.
Com trajetória artística marcada por participações em importantes salões e exposições nacionais e internacionais, Fernando Rabuja traz para “Águas do Brasil” um olhar sobre esse elemento da natureza que aparece eternizado em diversos instantes, capturados pelo olhar do artista e traduzidos em telas expressivas. Nessa exposição, o público é convidado a refletir sobre a interação entre técnica e elemento, entre o gesto do artista e a força das águas do Brasil, entre função e estética.
Telas – A exposição reúne trabalhos emblemáticos, como a intensidade e o frescor da natureza retratados na tela “Cachoeira do Segredo – 2022”, de São Jorge (GO). “Farol do Iate 3 – 2025”, por sua vez, expressa a calma das águas de uma marina, no Lago Paranoá, em Brasília (DF). Já a tela “O pequeno Grande Arquipélago São Pedro e São Paulo”, premiada no Salão Riachuelo da Marinha do Brasil (2023), traduz a força das águas turbulentas, ao redor dessa estratégica base militar brasileira.
A atmosfera carioca também aparece na mostra, traduzida nas telas a partir do mar da cidade maravilhosa em “Morro da Urca” e “Mais uma onda”. As duas obras integraram a mostra “Fernando Rabuja – Série Rio”, em exposição realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2022.
Sobre o artista – Brasiliense, desenhista, ilustrador, professor e tatuador, Fernando Rabuja iniciou cedo sua trajetória artística, com foco no desenho e na ilustração. Sua primeira participação em concursos foi em 2010, com a seleção da obra “Entrequadras” para o “6º Pinte Brasília” – Edição comemorativa dos 50 anos da capital federal.
Expôs em mostras coletivas em Brasília pela Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV ) e em individuais como “Aquarelando”. Em 2019, participou do Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty, com uma obra destacada na capa do catálogo. Em 2020, apresentou a exposição “Brasília: 60 anos de céu e luz!” e teve obras selecionadas para o Salão de Aquarelas de Piracicaba. Em 2021, expôs “Aquarela sobre 2 Rodas”, em Brasília, e em 2022 a “Série Rio”, no Rio de Janeiro. Em 2023, teve obras selecionadas no Salão de Belas Artes do Clube Naval do Rio de Janeiro. Ganhou o primeiro lugar no Salão de Artes Riachuelo em 2018, 2023 e 2024. Em abril de 2024, foi selecionado para o Fabriano in Acquarello 2024 na Itália. Atualmente, trabalha no Ateliê Casa Rosa em Brasília, onde ministra oficinas de aquarela e desenho.
Visitação – A exposição poderá ser visitada até 24 de junho, de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 13h às 17h. Para visitas em grupo, é necessário agendamento prévio pelo e-mail:pgr-memorialmpf@mpf.mp.br.
Exposição “Águas do Brasil”, de Fernando Rabuja
Data: de 22 de maio a 24 de junho (dias úteis)
Horário: das 13h às 17h
Abertura: 22 de maio, às 14h, com roda de conversa com o artista
Local: Memorial MPF (Procuradoria-Geral da República, SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C)
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF