Memorial MPF recebe a exposição “Águas do Brasil”, de Fernando Rabuja — Procuradoria-Geral da República

0
17

Geral

19 de Maio de 2025 às 8h42

Memorial MPF recebe a exposição “Águas do Brasil”, de Fernando Rabuja

Mostra do artista brasiliense fica aberta à visitação de 22 de maio a 24 de junho, na Procuradoria-Geral da República

Arteda Exposição Águas do Brasil mostra uma paisagem marítima com um conjunto de ilhas rochosas cercadas por um oceano agitado. No topo da maior ilha, há um farol vermelho e branco, acompanhado de uma construção que parece ser uma casa ou abrigo. O mar ao redor das ilhas está turbulento, com ondas quebrando contra as rochas. O céu é parcialmente nublado, misturando tons de azul e laranja, sugerindo um pôr do sol ou amanhecer. Algumas aves sobrevoam o mar, adicionando vida à cena. A composição transmite uma sensação de isolamento e a força da natureza, criando uma atmosfera envolvente e dramática. No topo da imagem, há o texto EXPOSIÇÃO ÁGUAS DO BRASIL por Fernando Rabuja, em preto e azul marinho.


Arte: Comunicação/MPF

O Memorial MPF abre suas portas, a partir de 22 de maio, para a exposição individual “Águas do Brasil”, do artista plástico Fernando Rabuja. Conhecido por sua maestria na técnica da aquarela e pela sensibilidade ao retratar a paisagem brasileira, o artista apresentará 15 obras que têm como eixo central a água — em paisagens, movimentos, atmosferas e reflexos que evocam a força e a sutileza desse elemento essencial.

A abertura da exposição ocorrerá às 14h e contará com uma roda de conversa com a participação do artista. Estará presente também a subprocuradora-geral da República, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, Coordenadora da 4ª Câmara — Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. O Memorial está localizado na sede da Procuradoria-Geral da República, no SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C.

Com trajetória artística marcada por participações em importantes salões e exposições nacionais e internacionais, Fernando Rabuja traz para “Águas do Brasil” um olhar sobre esse elemento da natureza que aparece eternizado em diversos instantes, capturados pelo olhar do artista e traduzidos em telas expressivas. Nessa exposição, o público é convidado a refletir sobre a interação entre técnica e elemento, entre o gesto do artista e a força das águas do Brasil, entre função e estética.

Telas – A exposição reúne trabalhos emblemáticos, como a intensidade e o frescor da natureza retratados na tela “Cachoeira do Segredo – 2022”, de São Jorge (GO). “Farol do Iate 3 – 2025”, por sua vez, expressa a calma das águas de uma marina, no Lago Paranoá, em Brasília (DF). Já a tela “O pequeno Grande Arquipélago São Pedro e São Paulo”, premiada no Salão Riachuelo da Marinha do Brasil (2023), traduz a força das águas turbulentas, ao redor dessa estratégica base militar brasileira.

A atmosfera carioca também aparece na mostra, traduzida nas telas a partir do mar da cidade maravilhosa em “Morro da Urca” e “Mais uma onda”. As duas obras integraram a mostra “Fernando Rabuja – Série Rio”, em exposição realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2022.

Sobre o artista – Brasiliense, desenhista, ilustrador, professor e tatuador, Fernando Rabuja iniciou cedo sua trajetória artística, com foco no desenho e na ilustração. Sua primeira participação em concursos foi em 2010, com a seleção da obra “Entrequadras” para o “6º Pinte Brasília” – Edição comemorativa dos 50 anos da capital federal.

Expôs em mostras coletivas em Brasília pela Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV ) e em individuais como “Aquarelando”. Em 2019, participou do Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty, com uma obra destacada na capa do catálogo. Em 2020, apresentou a exposição “Brasília: 60 anos de céu e luz!” e teve obras selecionadas para o Salão de Aquarelas de Piracicaba. Em 2021, expôs “Aquarela sobre 2 Rodas”, em Brasília, e em 2022 a “Série Rio”, no Rio de Janeiro. Em 2023, teve obras selecionadas no Salão de Belas Artes do Clube Naval do Rio de Janeiro. Ganhou o primeiro lugar no Salão de Artes Riachuelo em 2018, 2023 e 2024. Em abril de 2024, foi selecionado para o Fabriano in Acquarello 2024 na Itália. Atualmente, trabalha no Ateliê Casa Rosa em Brasília, onde ministra oficinas de aquarela e desenho.

Visitação – A exposição poderá ser visitada até 24 de junho, de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 13h às 17h. Para visitas em grupo, é necessário agendamento prévio pelo e-mail:pgr-memorialmpf@mpf.mp.br.

 

Exposição “Águas do Brasil”, de Fernando Rabuja
Data: de 22 de maio a 24 de junho (dias úteis)
Horário: das 13h às 17h
Abertura: 22 de maio, às 14h, com roda de conversa com o artista
Local: Memorial MPF (Procuradoria-Geral da República, SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C)

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF