Geral
27 de Agosto de 2024 às 13h45
Memorial MPF abre exposição de pinturas do artista Nobuo Nakatani na próxima quarta-feira (28)
Visitas podem ser feitas no Memorial MPF até 18 de outubro, das 13h às 17h
Arte: Comunicação/MPF
O Memorial do Ministério Público Federal (MPF), localizado na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), receberá, na próxima quarta-feira (28), a exposição “Minhas faces e sentimentos”, que apresentará 24 obras do artista plástico Nobuo Nakatani. A abertura da exposição será a partir das 16h e contará com explicação de Nobuo sobre a concepção das telas . A mostra ficará aberta até 18 de outubro e pode ser visitada por toda a sociedade de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
As telas de Nobuo capturam momentos do cotidiano, a essência humana e a vida em sua totalidade. As obras destacam-se por três pilares: composição, cores vivas e harmonia das linhas.
Expressão das emoções em “Minhas faces e sentimentos” – Nobuo Nakatani imprime sua marca pessoal ao dar vida aos sentimentos e à alma das pessoas em suas pinturas. Utilizando uma técnica única, ele colore meias faces de rostos para representar diferentes emoções, muitas vezes antagônicas e conflitantes: azul para serenidade e inocência, vermelho para amor e paixão, roxo/magenta para sedução e busca e verde para saúde e calma. As bordas brancas simbolizam a transição do espírito, da pureza à intensidade de sentimentos como raiva, paixão e tristeza.
Anteriormente, Nakatani focava no tema principal de suas obras, com os rostos coloridos como elementos secundários na composição. Contudo, ao perceber que podia expressar a essência humana apenas por meio dos rostos, excluindo corpo, mãos e ambiente, surgiu a série “Minhas Faces”.
“Nunca me dediquei à natureza morta, paisagens bucólicas, marinhas ou flores, porque são belas por si mesmas, e considero que a mão de um artista, por mais habilidosa que seja, jamais as suplantaria”, afirmou o artista.
Nakatani gosta de captar a sensação, o contexto e a ciência humana, expressando algo subliminar do espírito humano em suas artes. Ele valoriza composições de cores vivas e puras, com linhas equilibradas, significativas e harmoniosas, conferindo às suas pinturas um caráter contemporâneo.
Sobre o artista – Nobuo Nakatani é um artista plástico, nascido em Omogo, Ehime-Ken, Japão, em 1953. Migrou para o Brasil aos seis anos de idade, em 1959, e naturalizou-se brasileiro em 1984. No Brasil, viveu a infância em Suzano/SP e passou a juventude no ABC, onde estudou em escola técnica, formou-se em matemática e fez curso de pintura. Desde 1976, está radicado em Brasília.
Nakatani participou de várias exposições individuais e coletivas, como o I ENARP – Encontro de Artes de Ribeirão Pires/SP, os Salões de Artes Riachuelo da Marinha, as de Arte Nikkei de Brasília e o XXI Circuito Internacional de Arte Brasileira (Bulgária, Noruega e República Dominicana). Ele também participou do concurso Salão de Artes da Volkswagen, sendo premiado nas edições de 1973 e 1975. Destaca-se sua participação nos concursos VI Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP SP e II Exposição de Letras & Imagem SP, onde foi premiado por sua pintura “Minhas Faces”. Esta obra deu início à série de obras da exposição “Minhas faces e sentimentos”.
A visita é gratuita e o agendamento de grupos pode ser feito pelo e-mail pgr-memorialmpf@mpf.mp.br.
Exposição de pinturas “Minhas faces e sentimentos”
Artista: Nobuo Nakatani
Período: 28 de agosto a 18 de outubro de 2024 (abertura dia 28/8, às 16h)
Local: Memorial MPF
Visitas: de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Horário: das 13h às 17h
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF