Direitos do Cidadão
16 de Agosto de 2024 às 14h55
Memorial da PR-RJ celebra resiliência do Quilombo da Marambaia em exposição inédita
Visitação gratuita é aberta ao público de segunda a sexta, das 12h às 17h, na sede do MPF no Rio
Arte: Comunicação/MPF
Em um evento emocionante que reuniu cerca de 200 pessoas, o Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ) lançou, na última quarta-feira (14), a exposição “Quilombo da Marambaia: do ‘ficar bom’ ao ‘ficar bem’”. A mostra, que ficará aberta ao público até fevereiro de 2025, traz à tona a rica história e a resistência do Quilombo da Marambaia, localizado em Mangaratiba, no sul fluminense.
A exposição é a segunda organizada pelo memorial, que abriu suas portas no ano passado com a mostra “Justiça de Transição não é transação: a brutalidade é o jardim”. Com curadoria de Fabiana Schneider, procuradora da República, e a participação de Emanuel M.M. de Castro, Vania Guerra e Jaqueline Alves, a nova exposição não só destaca a cultura do quilombo, mas também ilumina as adversidades enfrentadas pelos povos tradicionais no Brasil. “Nosso objetivo é proporcionar ao visitante uma experiência multifacetada”, explicou Schneider. “Entrando no memorial, você é saudado por murais feitos pela artista Júlia Aumüller e pelo coletivo de mulheres terceirizadas da procuradoria, que retratam a flor símbolo dos abolicionistas, a camélia. Além disso, um corredor de fotografias apresenta dois lados da história: a vibrante cultura da Marambaia e a resistência que enfrentaram ao longo dos anos”, detalha.
No evento, Débora Duprat destacou a importância de preservar espaços históricos para a memória coletiva e a luta contínua pela regularização fundiária, prevendo uma longa jornada para resolver pendências atuais. Daniel Sarmento revisitou a batalha legal pela titularidade das terras ocupadas por comunidades quilombolas, começando em 2002, em resposta as ações de reintegração movidas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e a Marinha, e a complexidade das mudanças legislativas e judiciais enfrentadas.
Artistas participantes:
Roberto Burle Marx
Rubem Valentim
Jaime Lauriano
Kika Carvalho
Marcelo Conceição
Márcio Pimenta
Moisés Patrício
Júlia Aumüller e coletivo de mulheres da PRRJ
Eduardo Carvalhal (servidor do MPF)
Iane Lima (quilombola)
Nelson Firmo (quilombola)
Glória Machado (quilombola)
Serviço
Exposição “Quilombo da Marambaia: do ‘ficar bom’ ao ‘ficar bem’”
Data: 14 de agosto de 2024 a fevereiro de 2025
Local: Memorial da PR/RJ
Endereço: Av. Nilo Peçanha, 31, Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Confira aqui a galeria de fotos do evento
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa: prrj-ascom@mpf.mp.br
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj
Fonte MPF