Membros do MPF recebem moção de aplausos da Faculdade de Direito da UFMT — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
9

Geral

19 de Novembro de 2025 às 14h40

Membros do MPF recebem moção de aplausos da Faculdade de Direito da UFMT

A parceria constante entre o MPF e a academia, representada mais recentemente pela 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos, rendeu à instituição uma Moção de Aplausos.

Foto da moção de aplausos oferecida pela ufmt ao mpf


Imagem: MPF

Em reconhecimento à atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso e ao trabalho desenvolvido por seus membros, a Faculdade de Direito (FD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entregou, na última sexta-feira (14), Moção de Aplausos ao procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, titular do 1º Ofício das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (OPICT); e à procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro, titular do 2º Ofício da Cidadania – Educação e Moradia.

O ato de reconhecimento foi conduzido pelo diretor da Faculdade, professor Carlos Eduardo Silva e Souza, que sublinhou a importância do gesto. “Essas moções são uma forma de reconhecimento”, afirmou o diretor, destacando o valor das parcerias e da colaboração institucional para a comunidade acadêmica.

A iniciativa tem um propósito estratégico claro, conforme detalhado pelo professor Carlos Eduardo Silva e Souza. “O principal objetivo é fortalecer o diálogo institucional e fomentar parcerias conjuntas que beneficiem tanto a Faculdade de Direito quanto as instituições homenageadas.”

O diretor enfatizou o papel fundamental de entidades como o MPF, reforçando a troca de experiências e oportunidades de colaboração mútua. “A entrega das honrarias reforça o compromisso da UFMT em valorizar as relações interinstitucionais como um pilar essencial para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo jurídico”, analisou Carlos Eduardo Silva e Souza.

Ricardo Pael expressou profundo agradecimento pela honraria. “Além da própria instituição MPF/MT, tive a honra de ser um dos agraciados com a Moção de Aplausos, um reconhecimento formal que destaca a relevância de nossa atuação para a sociedade e a comunidade acadêmica. Como egresso de uma instituição pública de ensino superior, fico muito lisonjeado e vejo esse fato como resultado do diálogo contínuo e da colaboração entre o Ministério Público Federal e a UFMT para o desenvolvimento do Direito e a formação de novos profissionais no estado.”

Ludmila Bortoleto também manifestou seu agradecimento pela moção de aplausos. “A honraria simboliza o reconhecimento da Faculdade por nosso trabalho, e é satisfatório ver a parceria entre as instituições ser valorizada, reforçando o compromisso com a cooperação mútua.”

MPF/MT – A parceria constante entre o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso e a academia, representada mais recentemente pela 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos dos Ministérios Públicos, rendeu à instituição uma Moção de Aplausos.

Um acadêmico do curso de Direito e uma servidora da UFMT também participaram da solenidade, cada um representando suas categorias: estudantes e técnicos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF