Membros da PRR5 conquistam três grandes premiações jurídicas — Procuradoria Regional da República da 5ª Região

0
21

Geral

19 de Dezembro de 2024 às 11h26

Membros da PRR5 conquistam três grandes premiações jurídicas

Fábio George, Lívia Tinoco e Marcos Costa receberam prêmios do CNMP, do Instituto Innovare e da ANPR

Foto do prédio da PRR5


Foto: Ascom PRR5

A atuação dos membros do Ministério Público Federal (MPF) não se restringe aos autos dos processos. O trabalho feito com dedicação, cooperação e inovação pode render resultados importantes, e também o justo reconhecimento. Foi assim que os procuradores regionais da República Fábio George Cruz da Nóbrega, Lívia Nascimento Tinôco e Marcos Antônio da Silva Costa receberam três grandes prêmios jurídicos em 2024.

Educação – Fábio George foi um dos agraciados no I Congresso de Defesa da Integridade, promovido pela Comissão da Defesa da Probidade Administrativa (CDPA) em parceria com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), ambas vinculadas ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele apresentou o trabalho “Atuação Resolutiva e o Pacto Nacional pela Retomada das Obras Paralisadas na Educação”, que também foi um dos finalistas no Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A boa prática apresentada no congresso trata das iniciativas para qualificar e orientar os membros do MPF de todo o país a atuar no acompanhamento do Pacto Nacional pela Retomada das Obras Paralisadas, instituído pela Lei nº 14.719/23, que vai possibilitar a conclusão de milhares de obras no país. A atividade vem sendo desenvolvida pela Comissão de Estudos sobre Atuação Resolutiva da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e pelo GTI Proinfância (1 e 5CCRs), dos quais Fábio George faz parte.

Sustentabilidade – Lívia Tinoco foi premiada pelo Programa Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI), que foi o grande vencedor do Prêmio Innovare 2024 (21ª edição), na categoria Ministério Público. A premiação, oferecida pelo Instituto Innovare, reconhece iniciativas que transformam a sociedade por meio de práticas inovadoras no Sistema de Justiça brasileiro.

O programa busca preservar os recursos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, promover a sustentabilidade e melhorar as condições de vida das comunidades impactadas pelo rio e seus afluentes, e conta com a participação do MPF, do Ministério Público dos Estados e do Ministério Público do Trabalho. Lívia Tinoco foi a primeira integrante do MPF a coordenar os trabalhos da FPI, quando atuava em Sergipe.

Meio ambiente – Marcos Costa conquistou o XII Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), nas categorias “Promoção de direitos fundamentais” e “Prêmio da Sociedade”. Ele foi um dos participantes do trabalho de atuação extrajudicial do MPF na proteção do litoral paraibano e no combate à erosão costeira, conhecido como “TAC Preamar”, liderado pelo MPF na Paraíba.

Além de membros e servidores do MPF, também atuaram na elaboração e execução do projeto integrantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep-PB), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marítimas (Projeto Preamar-PB).

A iniciativa surgiu quando a Prefeitura de João Pessoa anunciou, no início de 2023, que investiria mais de R$ 150 milhões para realizar o alargamento das faixas de areia (“engorda”) em suas praias, a exemplo do que foi feito em Balneário Camboriú (SC). A engorda de praias altera a dinâmica dos ecossistemas costeiros e dos processos sedimentares não apenas na área de intervenção, mas também no seu entorno, e o MPF atuou, em conjunto com outros órgãos, na busca de uma solução coletiva e negociada para o combate à erosão costeira nos municípios litorâneos da Paraíba.

Dedicação – Rafael Nogueira, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), onde atuam Fábio George, Lívia Tinoco e Marcos Costa, destaca a importância da valorização das três iniciativas. “Esses prêmios são motivo de orgulho para a PRR5 e para todo o MPF. Eles representam um merecido reconhecimento pela excelência do trabalho desempenhado pelos colegas”, declarou.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 – apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Fonte MPF