Membro do MPF recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa de Rondônia por promoção da igualdade racial — Procuradoria da República em Rondônia

0
29

Geral

10 de Abril de 2025 às 12h30

Membro do MPF recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa de Rondônia por promoção da igualdade racial

Procurador Raphael Bevilaqua e outras 114 pessoas receberam homenagem em alusão ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Foto com três pessoas: uma mulher loira com traje social, o procurador Raphael Bevilaqua que é homem branco de terno e gravata, e o defensor público Fábio Roberto, homem branco de terno escuro.


Foto: Ascom MPF/RO

O procurador da República Raphael Bevilaqua, membro do Ministério Público Federal (MPF), foi um dos homenageados durante a sessão solene da Assembleia Legislativa de Rondônia realizada em 9 de abril. A sessão homenageou 115 pessoas engajadas na promoção da igualdade racial, em celebração ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, ocorrido em 21 de março.

A solenidade foi marcada por discursos emocionados, entrega de Votos de Louvor e reafirmação do compromisso com políticas públicas de enfrentamento ao racismo no estado. A iniciativa atendeu à solicitação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).

A deputada Cláudia de Jesus destacou a importância da escuta ativa às organizações sociais. A parlamentar é autora da Lei nº 5.732/2024, que institui cotas raciais em concursos públicos estaduais.

Entre os homenageados estavam ativistas, professores, líderes religiosos, defensores públicos e representantes de movimentos sociais. A diversidade foi ressaltada como um dos pontos fortes da iniciativa. “Essa lista representa a pluralidade de Rondônia. Temos aqui negros, brancos, indígenas, religiosos de diversas divergências, todos unidos por um estado mais justo”, afirmou Fábio Roberto, defensor público e presidente do Cepir.

Antonio Neto, ex-presidente do Conselho, relembrou que a política de cotas raciais em concursos é uma demanda antiga do movimento.“Essa é uma luta que vem desde 2016 e que só se concretizou agora. Não vamos parar. Queremos núcleos especializados para investigar crimes raciais, mais apoio aos conselhos municipais e políticas efetivas de proteção às vítimas”, pontuou.

A coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Rosa Negra, chamou a atenção para o alarmante índice de racismo no estado. “Rondônia é o segundo estado com mais casos de racismo do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Isso se reflete na violência contra nossos corpos, na exclusão institucional e na falta de acesso à saúde, educação e dignidade. Combater o racismo exige coragem, vontade política e orçamento”, declarou.

A sessão também serviu como espaço de cobrança por ações concretas dos gestores públicos. Os participantes reforçaram a necessidade de mais representatividade, de escuta ativa dos conselhos de igualdade racial e de investimento em educação com metodologia pedagógica antirracista.

“É preciso tratar essa pauta com a seriedade que ela merece. Precisamos sair das palavras e partir para ações. Essa solenidade foi um marco, mas ela precisa gerar desdobramentos reais na vida da população negra rondoniense”, disse a deputada Cláudia de Jesus.

Mulher negra de mais idade – Além do procurador da República Raphael Bevilaqua, outra homenageada foi a senhora Marinês de Oliveira Dias, 75 anos, avó do publicitário Wesley Veloso, colaborador terceirizado que trabalha no MPF. Nascida em Minas Gerais, ela trabalhou como cortadora na roça. Após conhecer seu finado esposo Francisco Dias, se casou no Rio de Janeiro, onde viveu por 11 anos, até que se estabeleceu em Porto Velho, onde formou família com 5 filhos. Em Porto Velho, seu esposo era civil do 5° BEC e ela lavava as roupas dos militares em igarapé da cidade. Posteriormente trabalhou na prefeitura de Porto Velho, durante 28 anos.

(Texto adaptado do portal da Assembleia Legislativa, de texto da jornalista Cristiane Abreu)

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

Fonte MPF