Localidades do Baixo Madeira serão as primeiras a receber projeto MPF na Comunidade em Rondônia — Procuradoria da República em Rondônia

0
22

Direitos do Cidadão

17 de Novembro de 2025 às 13h55

Localidades do Baixo Madeira serão as primeiras a receber projeto MPF na Comunidade em Rondônia

Projeto será executado de 17 a 21 de novembro

Arte de divulgação do evento "MPF na Comunidade no Baixo Madeira", com o título em letras grandes. A imagem inclui fotos de pessoas que representam a diversidade da comunidade de Rondônia, como um atendente de call center, feirantes, um agricultor e famílias.


Imagem: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) realizará, de 17 a 21 de novembro, o projeto ‘MPF na Comunidade’ no Baixo Madeira, região ribeirinha de Porto Velho (RO). Uma equipe do órgão estará na região para escutar a pessoas, entender suas necessidades sociais, conhecer a realidade local, realizar reuniões, além de informar sobre ações judiciais e investigações em andamento no órgão que são de interesse das comunidades. As visitas in loco servirão para propor ações que visam a melhoria das condições de vida, a defesa do meio ambiente e do patrimônio público.

Na área ambiental, o MPF pretende ouvir os ribeirinhos sobre a criação de um Fórum da Bacia do Rio Madeira. Outro ponto é sobre as medidas de prevenção a enchentes na região. O órgão também informará sobre o andamento da ação civil pública sobre o deslocamento fluvial e atendimento emergencial de saúde no Baixo Madeira.

Na área de atendimento às comunidades tradicionais, o MPF possui 13 procedimentos de diversos temas em que tem interesse em ouvir os ribeirinhos. São temas como: abastecimento de água, iluminação pública, atendimentos de saúde, creches e ensino médio, locais para aplicação das provas do Enem, transporte escolar, reconhecimento do território indígena Mura, segurança pública, baixa qualidade de internet etc. A população também pode apresentar outros temas e assuntos ao MPF.

Localidades a serem visitadas

Dia 17 – Demarcação e Gleba Rio Preto

Dia 18 – Calama, Ressaca, Terra Firme e Papagaio

Dia 19 – Conceição da Galera, Santa Catarina, Pombal e Tira Fogo

Dia 20 – Nazaré e Cavalcante

Dia 21 – São Carlos

Canais de atendimento do MPF

Sala de Atendimento: www.mpf.mp.br/mpfservicos

WhatsApp – (69) 99213-8739

Telefone – (69) 3216-0500

Endereço – R. José Camacho, 3307 – Embratel, Porto Velho (RO)

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

Fonte MPF