Justiça acolhe pedido do MPF e condena franco-guianense por tráfico de drogas no Aeroporto de Belém (PA) — Procuradoria da República no Pará

0
13

Criminal

28 de Janeiro de 2026 às 14h35

Justiça acolhe pedido do MPF e condena franco-guianense por tráfico de drogas no Aeroporto de Belém (PA)

Mulher foi presa em flagrante em março de 2024 tentando embarcar para a Europa com 1,6 kg de cocaína ocultos em palmilhas de tênis

Foto mostra diversas palmilhas brancas e grossas empilhadas sobre uma superfície metálica, com um pacote plástico contendo cocaína acima delas.


Foto: Polícia Federal

A Justiça Federal acolheu pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e, no último dia 19, condenou uma acusada nascida na Guiana Francesa à pena de quatro anos e dez meses de reclusão pelo crime de tráfico transnacional de drogas. A mulher havia sido presa em flagrante pela Polícia Federal (PF) em 2 de março de 2024, no Aeroporto Internacional de Belém (PA).

A fiscalização identificou que ela transportava 14 tabletes de cocaína, em formato de palmilhas, embalados com fita adesiva branca e ocultos dentro de oito pares de tênis em sua bagagem. Laudos periciais confirmaram que a substância apreendida era cocaína, totalizando uma massa bruta de 1,6 kg.

As investigações apontaram que a droga era proveniente da Guiana Francesa e tinha como destino a cidade de Dublin, na Irlanda. No processo, o MPF reforçou a existência de provas robustas contra a acusada. Testemunhas relataram que o forte odor de cola exalado pela bagagem levantou suspeitas, levando à perfuração dos calçados e à descoberta do entorpecente.

O regime inicial de cumprimento de pena foi estabelecido como aberto, após o desconto do tempo em que a mulher esteve presa preventivamente ou em prisão domiciliar. A pena privativa de liberdade foi substituída por penas restritivas de direitos, conforme previsto na legislação para o total da pena aplicada. Da sentença, cabe recurso.

Ação Penal nº 1009509-67.2024.4.01.3900

Consulta processual

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial



Fonte MPF