Direitos do Cidadão
4 de Setembro de 2025 às 10h30
Itabuna faz história com primeiro POP Rua Jud fora das capitais
Mutirão teve a coordenação do MPF e Justiça Federal, e contou com a participação de diversos órgãos públicos
Imagem: Divulgação
Você já imaginou um mutirão que leva saúde, cidadania e assistência diretamente às pessoas em situação de rua? Foi exatamente isso que aconteceu em Itabuna, cidade do interior da Bahia, nos dias 19 e 20 de agosto. Pela primeira vez fora das capitais, o Mutirão POP Rua Jud reuniu órgãos federais, estaduais e municipais com um objetivo claro: garantir direitos e promover cidadania.
O Ministério Público Federal (MPF) participou da coordenação do evento, junto com a Justiça Federal, e esteve presente em todas as etapas da ação.
Em dois dias foram 386 atendimentos realizados, incluindo 120 pelo SAC, 66 pelo INSS e cerca de 200 cortes de cabelo e barba. O mutirão ainda ofereceu emissão de documentos, serviços de saúde e orientações sobre direitos sociais.
“Identificamos que uma das principais demandas é a emissão da Carteira Nacional de Identidade, sem a qual muitos benefícios sociais e até mesmo do INSS terminam sendo cancelados ou nem mesmo examinados. Além de tal demanda em específico, foram emitidas muitas certidões de nascimento e examinados, tanto via perícia médica como avaliação social, muitos requerimentos de benefícios previdenciários. Agradecemos a todas as instituições participantes do projeto, em especial ao Município de Itabuna, INSS, SAC, Cartório de Registro de Pessoas, Centro Pop e Defensorias Públicas (Estadual e Municipal), que realizaram seus atendimentos com muito empenho e dedicação, destacou a procuradora Marcela Regis Fonseca.
Mas, afinal, o que é o POP Rua Jud? Trata-se de uma política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca integrar instituições públicas para oferecer serviços de forma humanizada às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa mostrou que, com articulação e parceria entre órgãos, é possível transformar a realidade de quem enfrenta a falta de direitos básicos. Para a juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva, o Mutirão permite o alcance mais efetivo do Poder Judiciário às pessoas em situação de rua.
Representando o município, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, parabenizou todos os envolvidos, enquanto a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou a importância do Consultório de Rua, responsável pelo atendimento médico e de enfermagem durante a ação.
Fonte MPF