Geral
3 de Julho de 2025 às 16h50
Riqueza Raiz: Interesse Público relembra o ciclo da borracha na Amazônia e fala sobre o trabalho do MPF pelos direitos dos seringueiros
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (4), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada IP Serviço
Nesta semana o programa Interesse Público (IP) começa com o segundo episódio da série Riqueza Raiz, que revela histórias de quem viveu na pele o ciclo da borracha na Amazônia – os chamados seringueiros. A equipe do IP mostra, também, como o Ministério Público Federal (MPF) trabalha para promover visibilidade e dar amparo legal a essas comunidades, por meio da Plataforma de Territórios Tradicionais.
Em Brasília, o repórter Márcio Fontenele acompanhou o seminário “Combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro: novos mecanismos da cooperação internacional”. O evento marcou o início dos trabalhos do Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado do MPF (Gaeco Nacional).
No Rio Grande do Sul, reportagem fala sobre uma ação civil pública ajuizada contra a União para garantir a inclusão da população em situação de rua, atingida pela calamidade pública ocorrida no estado em maio de 2024, em programas assistenciais.
Já no Rio de Janeiro, o assunto é o armamento da Guarda Municipal. O MPF argumenta que o uso de arma de fogo não contribui para a segurança pública e pode gerar mais perigos para a população e para os próprios agentes da guarda.
Outros destaques – Também em Brasília, a equipe do IP acompanhou a reabertura da Biblioteca do MPF, que foi totalmente revitalizada para proporcionar um ambiente mais acolhedor, funcional e inspirador. No Pará, o MPF defende o direito de consulta prévia, livre e informada às comunidades que podem ser impactadas com a obra de derrocagem do Pedral do Lourenção, no Rio Tocantins, para a construção de uma hidrovia.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF