Interesse Público mostra trabalho do MPF pela proteção de animais abandonados — Procuradoria-Geral da República

0
21

Geral

23 de Abril de 2025 às 14h10

Abril Laranja: Interesse Público mostra trabalho do MPF pela proteção de animais abandonados

Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (25)

Release - IP Serviço


Chamada

Abril é o mês de conscientização sobre a crueldade contra os animais, conhecido como Abril Laranja. O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), uma audiência pública para buscar soluções que protejam animais abandonados no campus São Cristóvão, da Universidade Federal do estado (UFS). As condições de funcionamento do Hospital Veterinário da Universidade também foram discutidas. Atualmente, mais de 700 cães e gatos vivem no local.

No Maranhão, o MPF obteve a condenação do proprietário de um imóvel por danos em uma área de preservação permanente próxima à praia do Meio, na área do Araçagy, em São José de Ribamar. A Justiça proibiu o réu de fazer qualquer construção ou instalar obra ou serviço no local sem o devido licenciamento ambiental.

Em Brasília, a equipe do IP acompanhou o lançamento do projeto ESMPU Plural. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) busca ampliar a diversidade em suas carreiras, com um curso gratuito voltado a indígenas, quilombolas, pessoas negras, pessoas trans e pessoas com deficiência.

Outros destaques – Mais de vinte fósseis de insetos levados ilegalmente ao Reino Unido foram recuperados pelo MPF. O material tem cerca de 100 milhões de anos e foi extraído da região da Chapada do Araripe, no Ceará. Visando garantir maior transparência, segurança jurídica e eficácia na fiscalização de atividades de mineração, o MPF ajuizou ação contra a Agência Nacional de Mineração (ANM) para que sejam editadas normas que estabeleçam critérios objetivos para diferenciar as atividades minerais destinadas a pesquisas das atividades de aproveitamento comercial de minérios, em qualquer local do país. Em Minas Gerais, o MPF pede que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a concessionária Rodovias do Triângulo SPE S.A. (EPR Triângulo) corrijam irregularidades identificadas em alguns trechos da BR-365. Caso os pedidos não sejam cumpridos, foi pedida a suspensão dos pedágios entre Uberlândia e Patrocínio. 

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF