Geral
22 de Maio de 2025 às 15h55
Interesse Público mostra trabalho do MPF para garantir criação de memorial em homenagem às vítimas da ditadura militar
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (23), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada IP Serviço
O Ministério Público Federal (MPF) vai acompanhar a criação do Memorial dos Direitos Humanos no prédio que abrigou o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em Belo Horizonte (MG). O edifício foi palco de prisões, torturas e graves violações durante a ditadura militar. Especialistas e entidades de direitos humanos defendem a criação do memorial não apenas como homenagem às vítimas, mas também como ferramenta de educação para que esse passado não se repita.
A equipe do IP no Rio de Janeiro mostra os detalhes de um projeto do MPF que incentiva terceirizados a estudarem dentro do horário de trabalho. O objetivo é promover a inclusão e a educação dentro da instituição.
Em Rondônia, reportagem fala sobre uma ação civil pública ajuizada contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) pela prática reiterada de transporte de cargas com excesso de peso em rodovias federais. O objetivo é garantir a segurança e a vida dos usuários, além de proteger o meio ambiente e as rodovias, que são patrimônio público federal.
Outros destaques – Em Pernambuco, o MPF acionou a prefeitura de Lucena e garantiu a proibição de veículos na faixa de areia das praias. Manilhas de concreto estão sendo instaladas, inviabilizando a passagem de automóveis, que prejudicava o lazer e colocava em risco a vida de banhistas. E em Brasília, a equipe do IP acompanhou a divulgação dos resultados do segundo ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal. O trabalho verifica se os frigoríficos inspecionados têm feito o controle de origem da carne comprada dos produtores da região, conforme acordos firmados com o MPF desde 2009.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF