Geral
24 de Julho de 2025 às 16h40
Interesse Público mostra trabalho do MPF para garantir compensações a moradores afetados pela usina de Jirau, em Porto Velho (RO)
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (25), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube

Chamada IP Serviço
Nesta semana, o programa Interesse Público (IP) começa com depoimentos de moradores impactados pela usina hidrelétrica (UHE) de Jirau. Eles afirmam não ter recebido nenhuma compensação e sofrem com a falta de apoio. Pensando nisso, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que não seja autorizado o aumento do período de operação da cota de inundação de 90 metros. Isso só deve ocorrer depois de a usina providenciar compensações às comunidades pesqueiras do distrito de Abunã.
Às vésperas do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, o IP celebra o primeiro ano de lançamento da Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC). O grupo centraliza as investigações e ações judiciais relacionadas a essas práticas e fortalece a cooperação jurídica com outros países, para desarticular organizações criminosas transnacionais.
Em Sergipe, o MPF trabalha para garantir o cumprimento de um contrato que prevê a construção de uma escola de tempo integral na Vila Quilombola, que fica no município de Canindé de São Francisco. Isso porque a gestão municipal pretendia retirar a escola do território da Comunidade Quilombola Rua dos Negros e implantá-la na zona urbana do município.
Outros destaques – Em Brasília, reportagem mostra casos emblemáticos que marcaram a história da Secretaria de Cooperação Internacional do MPF (SCI), que completa 20 anos em 2025. Alguns exemplos são a Operação Lava Jato, a recuperação de fósseis contrabandeados e a repatriação de sangue de antepassados dos indígenas Yanomami. E no Pará, a equipe do IP fala sobre uma decisão da Justiça que garante abrigo digno aos indígenas Warao em situação de migração ou refúgio na capital, Belém. A decisão é fruto de ação civil pública ajuizada pelo MPF.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF