Interesse Público mostra trabalho do MPF na defesa do patrimônio cultural do Maranhão — Procuradoria-Geral da República

0
20

Geral

3 de Abril de 2025 às 17h0

Interesse Público mostra trabalho do MPF na defesa do patrimônio cultural do Maranhão

Veja também os detalhes da ação que busca reparar os moradores afetados pelo apagão no Amapá, em 2020. Edição inédita vai ao ar na sexta-feira (4)

Colagem em fundo cinza com detalhe cor verde do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) garantiu a condenação do município de São Luís (MA) para remover publicidade irregular, como faixas e placas com anúncios, e adotar fiscalização permanente no Centro Histórico da capital maranhense, protegendo o patrimônio tombado pelo Iphan e reconhecido pela Unesco. Esse é um dos destaques do Programa de TV Interesse Público que vai ao ar nesta sexta-feira, 4.

O programa mostra ainda que o MPF processou empresas e órgãos do setor elétrico em razão do apagão que deixou 13 de 16 municípios do Amapá no escuro durante mais de 20 dias em 2020. Somadas, as indenizações podem chegar a R$70 bilhões.

No Espírito Santo, parecer favorável do Iphan garantiu que o MPF acompanhe o processo de tombamento do monumento natural do maciço da Pedra Azul, que fica na cidade de Domingos Martins. Um dos principais cartões-postais do estado, o local está ameaçado pela especulação imobiliária.

E a partir de agora, pais e responsáveis poderão acompanhar as vacinas recomendadas para crianças de 0 a 14 anos de idade pelo porta-certidão de nascimento. O material, lançado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e instituições parceiras, será distribuído gratuitamente nos cartórios de registro civil de todo o país.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal MPF, no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF