Geral
16 de Outubro de 2025 às 15h20
Interesse Público mostra resultado do trabalho do MPF no caso da fila de espera do SUS em Uberlândia (MG)
Esse e outros destaques estão na edição inédita desta sexta-feira (17), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada Interesse Público
A longa fila de espera por cirurgias na rede pública de saúde é uma realidade no Brasil, marcada por angústia e incerteza. Em Minas Gerais, o Interesse Público vai mostrar que Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão da Justiça que determina a adoção de medidas urgentes pelo município de Uberlândia, para resolver a espera por cirurgias e tratamentos em ortopedia e traumatologia na região.
Em Sergipe, a equipe de reportagem acompanhou uma escuta pública realizada pelo projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). O programa foi até Santo Amaro das Brotas, para inserir a sociedade na discussão sobre a qualidade da educação básica no município.
No Rio Grande do Sul, o MPF acionou a Justiça para garantir a reestruturação do programa 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no estado. O projeto é uma iniciativa do governo para celebrar o legado jesuítico-guarani. Porém, o MPF afirma que o povo Guarani não teve participação efetiva no programa.
No Amazonas, uma reunião realizada pelo MPF com entidades públicas da região discutiu soluções para o atraso e o acúmulo de atendimentos a migrantes, refugiados e apátridas no estado. O objetivo é garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados.
E no quadro Redação MPF, a repórter Érika Leal apresenta os assuntos que foram destaque em todo o país ao longo desta semana.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana.
O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF