Geral
31 de Julho de 2025 às 16h45
Riqueza Raiz: Interesse Público mostra a tradição das quebradeiras de coco-babaçu e a luta por dignidade e pela preservação ambiental
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (1º), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada IP Serviço
Esta semana o programa Interesse Público (IP) começa com o terceiro episódio da série Riqueza Raiz, que viaja pelo Brasil contando histórias de comunidades tradicionais de norte a sul do país. Desta vez, a equipe do IP foi até o Maranhão, para mostrar de perto a realidade das mulheres quilombolas que mantêm viva uma relação sagrada com a mata e o coco-babaçu. Uma tradição passada de mãe para filha, que fortalece a luta pela dignidade e pela preservação ambiental.
No Pará, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) expediram uma recomendação conjunta para que a Prefeitura Municipal de Santarém reconheça os profissionais responsáveis pelo ensino de Língua Materna (Nheengatu/Munduruku) e Notório Saber (Saberes Indígenas) e os contrate como professores, com o mesmo regime jurídico e direitos garantidos aos demais docentes da rede municipal.
Outros destaques – No Rio de Janeiro, o MPF trabalha para reverter ao patrimônio da União o imóvel do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops). O prédio deve ser destinado à criação de um centro de memória em defesa dos direitos humanos e dos grupos sociais que foram vítimas da violência de Estado cometida naquele local durante a ditadura militar. E em Minas Gerais, reportagem fala sobre um recurso apresentado à Justiça Federal para garantir que seja feita perícia sobre desmatamento na Serra do Curral.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF