Geral
23 de Maio de 2024 às 16h45
Interesse Público fala sobre saúde mental no trabalho
Esse e outros destaques na edição inédita do programa, que vai ao ar nesta sexta-feira (24), às 20h30, na TV Justiça
Arte: Comunicação/MPF
O programa Interesse Público desta semana apresenta as histórias de duas mulheres que passaram pelo esgotamento relacionado ao trabalho. A jornalista Isabela Camargo e a psicóloga Nadine Ribeiro foram diagnosticadas com a síndrome de burnout, que tem como principal gatilho o ambiente profissional, especialmente quando há pressão excessiva e situações de assédio.
Nas redes sociais, uma campanha feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) aborda o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, data que marca o mês de maio. A campanha provoca uma reflexão sobre as principais formas de violência no ambiente de trabalho, como discriminação, etarismo e o assédio moral e sexual.
Eleitoral – No dia 6 de outubro, brasileiros e brasileiras que moram nos 5.570 municípios do país vão às urnas para escolher novos prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas e vereadores e vereadoras. A partir desta semana, o Interesse Público exibe reportagens sobre diversos assuntos que envolvem o processo eleitoral.
Nesta edição, o repórter Márcio Fontenele apresenta os detalhes do sistema de candidatura, já que, no dia 15 de maio, começou o período em que os candidatos podem receber doações financeiras. Conheça as regras e especificidades desta fase do processo eleitoral.
Consumidor e Ordem Econômica – No município de Uberlândia (MG), moradores têm sido afetados por apagões e oscilações no fornecimento de energia elétrica. A falha na distribuição desse serviço essencial gera prejuízos a diversos setores. Por isso, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) entraram com uma ação na Justiça. A ação busca garantir que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realize fiscalizações presenciais na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para que o serviço ao consumidor seja oferecido de acordo com os padrões legais. Além disso, o Ministério Público pede que a Cemig tome as medidas necessárias para evitar apagões e oscilações no fornecimento de energia. A ação ainda pede o pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 200 milhões.
Construção inacabada – No Pará, a reportagem do Interesse Público fala sobre as diversas paralisações nas obras do Hospital Materno Infantil em Santarém. A construção foi iniciada em 2013 e ainda não foi concluída. Pensando nisso, o MPF apresentou manifestação à Justiça Federal para que a prefeitura apresente o cronograma detalhado e atualizado das obras.
No quadro Redação MPF, você fica por dentro das notícias que foram destaque ao longo desta semana.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido em âmbito nacional pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF