Interesse Público fala sobre o Dia da Internet Segura — Procuradoria-Geral da República

0
48

Geral

6 de Fevereiro de 2025 às 15h55

Interesse Público fala sobre o Dia da Internet Segura

Esse e outros destaques estão na edição inédita do IP, que vai ao ar nesta sexta-feira (7)

Colagem em fundo cinza com detalhe cor azul do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

A inteligência artificial (IA) é uma realidade nas redes sociais e é importante saber como se desviar da onda de desinformação alimentada por essa tecnologia. Vídeos manipulados por IA impulsionam notícias falsas e facilitam a prática de golpes e fraudes. Esta semana, o quadro Acontece nas Redes mostra o que o Ministério Público Federal (MPF) tem feito diante das mudanças nas regras do Facebook e do Instagram. E, no quadro IP Serviço, você vai ver como pode se proteger dos riscos do ambiente virtual.

No Amazonas, reportagem fala sobre o garimpo ilegal na região do Rio Madeira. O MPF enviou uma recomendação para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mantenha o quadro de agentes ambientais em número suficiente para garantir a fiscalização e o combate ao crime, que tem causado prejuízos significativos durante greves de servidores.

Ainda na região norte do país, a Justiça Federal aceitou um pedido de urgência do MPF e determinou que a União e o estado do Amazonas iniciem a construção da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Manaus. O espaço público, que tem como objetivo oferecer diversos serviços de apoio às mulheres vítimas de violência, aguarda sua implementação desde 2020.

Você vai saber, também, como funciona a chamada justiça restaurativa – uma alternativa ao modelo de punição tradicional. O princípio central dessa abordagem jurídica é promover o diálogo entre as partes envolvidas, para que todos compreendam o impacto do ato e busquem soluções que contribuam para a reparação e a reintegração social.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal MPF, no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF