Geral
22 de Novembro de 2024 às 13h55
Interesse Público fala sobre empreendimento que pode impactar região pacata de Maceió (AL)
Veja também: como a Lei de Cotas tem ajudado estudantes negros a conquistar espaço nas Universidades. Esses e outros destaques na edição desta sexta-feira (22)
Arte: Comunicação/MPF
Em Maceió (AL), o bairro Garça Torta, conhecido por sua tranquilidade e paisagem natural, enfrenta preocupações com a construção de um condomínio de 20 andares, que pode causar impactos ambientais, sobrecarga na infraestrutura urbana e mudar a dinâmica pacata da região. A comunidade procurou o Ministério Público Federal (MPF), que exigiu mais dados sobre a obra e solicitou uma perícia técnica para garantir que o empreendimento preserve o equilíbrio ambiental.
Consciência Negra – Na Semana da Consciência Negra, o quadro Acontece nas Redes fala sobre a Lei de Cotas, que completou 12 anos em 2024. O MPF trabalha para garantir a aplicação das cotas raciais também em cargos públicos, cobrando medidas efetivas do governo federal para cumprir o decreto que prevê a reserva de 30% dessas vagas para negros até 2025.
Em Brasília, um seminário promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) discutiu o racismo como fenômeno socioestrutural e de patologia social sistêmica. Participaram do encontro representantes do sistema de justiça, professores e especialistas na temática.
Combate à Corrupção – Em Salvador (BA), o MPF promoveu o 20º Encontro Nacional da Câmara de Combate à Corrupção (5CCR), que destacou o fortalecimento da atuação conjunta e o uso de novas ferramentas para enfrentar a corrupção de forma estratégica. O evento reuniu procuradores e assessores de todo o país para compartilhar experiências e aprimorar ações preventivas e coletivas.
Acesso à saúde – O Ministério Público Federal e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acionaram a Justiça para que uma nova técnica de tratamento de infarto cerebral seja usada em Uberlândia (MG). A trombectomia mecânica possibilita maior chance de recuperação sem sequelas para pacientes de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), se for realizada em até 24 horas.
Meio Ambiente – Em Rondônia, reportagem fala sobre uma recomendação do MPF que busca garantir a proteção do Parque Nacional dos Campos Amazônicos (Parna Campos Amazônicos). O parque abrange parte dos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, ao sul da Rodovia Transamazônica. Segundo dados do Greenpeace, o local está na 11ª posição no ranking das Unidades de Conservação com maior área ocupada pelo garimpo.
Acompanhe o IP – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises durante a semana.
O programa também é transmitido por mais de 30 emissoras parceiras em diversos estados brasileiros, como: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF