Geral
7 de Agosto de 2025 às 16h5
Riqueza Raiz: Interesse Público fala sobre decisão histórica para o Quilombo Mesquita (GO)
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (8), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada IP Serviço
Nesta semana, o programa Interesse Público (IP) começa com o 4º episódio da série Riqueza Raiz, que viaja pelo Brasil contando histórias de comunidades tradicionais de norte a sul do país. Desta vez, a equipe de reportagem foi até a Comunidade Quilombola Mesquita, localizada no município de Cidade Ocidental (GO), para falar sobre uma decisão histórica que garantiu a regularização do território, ocupado há pelo menos 270 anos pelo grupo tradicional.
Em Brasília, o repórter Márcio Fontenelle mostra quais são os caminhos para se tornar um membro do Ministério Público Federal e os diferentes níveis de carreira dentro da instituição.
As vozes, os saberes e as tradições dos bairros de Maceió afetados pelo desastre da Braskem agora estão oficialmente registrados em um inventário cultural inédito. A equipe do IP em Alagoas mostra como o MPF tem trabalhado para preservar o patrimônio cultural de Maceió.
Outros destaques – Depois de denúncia apresentada pelo MPF, a Justiça determinou a suspensão imediata das obras de expansão do Estaleiro Rio Amazonas (Eram), em Manaus. A empresa responsável pelas obras extraiu mais de 10 toneladas de areia do Igarapé Tarumã-Açu, com significativo impacto ambiental.
E o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acatou parcialmente uma recomendação do MPF para garantir atendimento adequado de candidatos com deficiência nas próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente na edição de 2025.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF