Geral
2 de Agosto de 2024 às 14h50
Interesse Público fala sobre a geração e a destinação de lixo no Brasil
Esse e outros destaques vão ao ar na edição inédita desta sexta-feira
(2), às 20h, na TV Justiça
Arte: Comunicação/MPF
O volume de resíduos no mundo pode aumentar mais de 60% até 2050 e gerar sérios impactos na saúde, na economia e no meio ambiente. A previsão foi divulgada no início deste ano, no relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Já o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2022 mostrou que apenas o Brasil gera quase 80 milhões de toneladas de lixo por ano – desse total, apenas 3% são reciclados.
No quadro Acontece nas Redes, a repórter Érica Picelli mostra exemplos de pessoas e empresas brasileiras comprometidas com práticas mais sustentáveis, como a compostagem e a destinação correta dos resíduos.
Confira a entrevista com a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, atual coordenadora da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4a CCR). Ela fala sobre os desafios de coordenar, integrar e revisar o trabalho dos membros do MPF nesse tema em todo o Brasil.
Na Paraíba, saiba mais sobre como o MPF trabalha para impedir o despejo de esgoto na orla de João Pessoa. A partir de recomendação enviada à Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema) um bar localizado na orla do Cabo Branco foi embargado. Além disso, o MPF abriu investigação sobre as condutas de outros bares da orla da capital que estão despejando esgoto nas galerias pluviais (de águas de chuva), contaminando a praia e ameaçando a saúde pública.
Tráfico de Pessoas – O tráfico de pessoas ocorre muitas vezes com foco na exploração sexual e na extração de órgãos humanos para transplantes. Não são poucas as pessoas atraídas com promessas de dinheiro fácil, conforto, aventura e status, além da ideia de fuga da opressão e da pobreza. Na segunda reportagem da série “Tráfico Humano”, a equipe do IP em São Paulo conta a história de superação de uma mulher que passou por esse crime terrível e mostra como é feito o trabalho de acolhimento das vítimas no Brasil. Em abril deste ano, o Conselho Superior do MPF aprovou uma resolução criando o Grupo de Atuação Especial no Enfrentamento ao Tráfico Internacional de Pessoas e o Contrabando de Migrantes, com atribuição exclusiva de atuar na investigação desses crimes.
Projeto MPEduc – Na quarta reportagem da série Ministério Público Pela Educação, o Interesse Público foi até o estado de Mato Grosso. Por lá, a equipe do MPEduc realizou escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Nossa Senhora do Livramento. O objetivo principal desta etapa é apresentar o projeto e inserir a sociedade na discussão sobre o tema. Desta vez, as principais dificuldades levantadas por professores, pais e estudantes foi a distância entre as comunidades e a dificuldade de acesso às escolas.
No quadro Redação MPF, você fica por dentro de alguns destaques do trabalho do MPF ao longo desta semana.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF