Interesse Público estreia série de reportagens sobre o tráfico internacional de pessoas — Procuradoria-Geral da República

0
43

Geral

25 de Julho de 2024 às 17h30

Interesse Público estreia série de reportagens sobre o tráfico internacional de pessoas

Esse e outros destaques vão ao ar na edição inédita desta sexta-feira (26), às 20h, na TV Justiça

Colagem em fundo cinza com detalhe cor vermelho do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

Um crime transnacional que movimenta cerca de 32 bilhões de dólares e faz 2,5 milhões de vítimas anualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Homens, mulheres e crianças são comercializados com objetivo de gerar lucros para organizações ou agentes criminosos, que fazem propostas de emprego, ou de uma vida melhor, e colocam as vítimas em situações de exploração. Por mais inacreditável que pareça, dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos mostram que, a cada dia, uma pessoa foi traficada no Brasil entre janeiro e abril deste ano. Das vítimas, a maioria é criança ou adolescente.

A partir desta semana, o Interesse Público veicula reportagens e entrevistas com casos reais de brasileiros que foram traficados. Além disso, o programa mostra como tem sido a atuação do Ministério Público Federal (MPF) como membro da rede de cooperação internacional de enfrentamento do crime.

Projeto MPEduc – Na terceira reportagem da série sobre o projeto Ministério Público pela Educação, a equipe do IP no Rio Grande do Norte acompanhou uma escuta pública realizada no município de Senador Georgino Avelino. A principal preocupação da equipe do MPEduc é com a qualidade da educação, já que, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação, o município atingiu apenas 3,5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública e 3,7 para os anos finais. O ideal, em uma escala de 0 a 10, é de, no mínimo, 6. Durante a escuta pública, pais e educadores se reuniram com representantes do MPF, da prefeitura e da Secretaria de Educação para traçar o panorama da educação no município, que tem quase mil alunos distribuídos em quatro escolas.

Em Rondônia, a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público Federal e o Ministério Público estadual apresentaram pedido à Justiça Federal para que a União, o Estado de Rondônia e o Município de Porto Velho providenciem abrigo emergencial a refugiados e migrantes que vivem na cidade. Na ação civil pública, os órgãos apontam que, apesar do grande fluxo de migrantes e refugiados, não há abrigos públicos na capital. Foi pedida a disponibilização de abrigo emergencial, provisório e adequado com, no mínimo, cem vagas, alimentação diária que mantenha os hábitos culturais dos migrantes e refugiados e equipes técnicas especializadas em acolhimento temporário.

Criminal – A relação entre o avanço da inteligência artificial e a prática de crimes sexuais na internet tem preocupado instituições como o Ministério Público Federal. De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), o número de denúncias contra abuso sexual infantil na internet bateu recorde em 2023 – isso, sem contar os casos que não são denunciados. Em Santarém, no Pará, um ciclo de diálogos promovido pelo MPF como parte do Projeto Guardião da Infância, realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), e pelo Movimento pela Educação Inclusiva (Movei), reuniu especialistas, profissionais, familiares e membros da comunidade educacional para discutir a prevenção e a reação a crimes praticados contra crianças e adolescentes. O principal objetivo foi discutir estratégias de prevenção e de enfrentamento a esses crimes, com destaque para o papel das instituições, da família e da escola como agentes fundamentais nessa luta.

No quadro Redação MPF, você fica por dentro do que foi destaque em todo o país ao longo desta semana.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF