Geral
3 de Janeiro de 2025 às 16h55
Interesse Público estreia primeira edição de 2025
Entrevista sobre violência política de gênero, campanha contra o assédio eleitoral, preservação do meio ambiente e muito mais, na edição desta sexta-feira (03)
Arte: Comunicação/MPF
No dia 1º de janeiro, começou o mandato das novas prefeitas e de vereadoras eleitas em municípios brasileiros. Pensando nisso, esta edição do Interesse Público entrevistou a procuradora regional da República e coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério Público Eleitoral, Raquel Branquinho. Ela faz um balanço sobre o trabalho realizado em 2024 e relembra que a violência política de gênero não acontece apenas no período eleitoral, mas também no dia a dia.
Ainda sobre o tema eleitoral, vai ao ar uma reportagem que apresenta um balanço das ações realizadas em 2024 para esclarecer o público sobre o assédio eleitoral, para proteger a liberdade individual de voto e a integridade do processo. Ao todo, foram recebidas cerca de 3.100 denúncias.
Meio Ambiente – Na Paraíba, uma audiência pública discutiu medidas para ordenar o turismo ecológico nos recifes costeiros do Bessa e do Seixas, que ficam em João Pessoa. O objetivo é garantir a preservação e o uso sustentável da região.
Criminal – Em Maceió (AL), a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (2CCR) reuniu representantes de todo o país para debater crimes organizados e transnacionais. O evento nacional destacou a importância da cooperação, da troca de experiências e da uniformização de práticas na área criminal.
Patrimônio Cultural – Preservação histórica em Rondônia: a equipe do IP foi até a capital, Porto Velho, onde o MPF busca uma solução para a gestão do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Marmoré – patrimônio histórico da cidade. Foi recomendada a manutenção do acesso ao público, ajustes contratuais e a preservação do espaço diante de conflitos entre a União e a prefeitura.
Acompanhe o IP – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises durante a semana.
O programa também é transmitido por mais de 30 emissoras parceiras em diversos estados brasileiros, como: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF