Interesse Público destaca trabalhos do MPF em 2024 — Procuradoria-Geral da República

0
19

Geral

19 de Dezembro de 2024 às 15h55

Retrospectiva: Interesse Público destaca trabalhos do MPF em 2024

Primeira parte da retrospectiva vai ao ar na edição desta sexta-feira (20)

Colagem em fundo cinza com detalhe cor vermelha do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

A penúltima edição do Interesse Público em 2024 traz os principais assuntos que marcaram o trabalho do Ministério Público Federal (MPF) ao longo do ano. Nesta edição, as equipes de reportagem destacam as ações nos estados de Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Amazonas e Rio Grande do Sul.

Sergipe – O MPF atuou em diversas áreas em Sergipe, buscando garantir os direitos à saúde, regularização fundiária, políticas públicas e também trabalhando pelo combate à tortura. A titulação das terras da comunidade quilombola Alagamar avançou e um protocolo para mulheres com endometriose foi criado. Ações em unidades prisionais e políticas para pessoas em situação de rua também marcaram o ano de 2024.

São Paulo – Em São Paulo, tiveram destaque o combate ao tráfico de pessoas e a preservação da Cinemateca Brasileira. Por lá, o MPF também trabalhou pela restauração ambiental no município de São Sebastião e pela melhoria da qualidade de vida dos moradores de regiões próximas ao Aeroporto de Congonhas.

Rio de Janeiro – Ao longo de 2024, o MPF buscou garantir a permanência da comunidade do Horto e ampliou o debate sobre a preservação e valorização do Cais do Valongo e da Estação Leopoldina. Além disso, promoveu ações para garantir a implementação de políticas públicas de saúde para pessoas trans e realizou exposições em memória de lutas históricas por direitos humanos.

Paraíba – Na Paraíba, o MPF firmou acordos importantes, como medidas compensatórias no Polo Turístico Cabo Branco e proteção contra erosão costeira. Também trabalhou para garantir boas práticas ambientais em bares que poluíam o oceano e contra a ocupação irregular de imóveis em Cabedelo.

Amazonas – Indenizações por desmatamento ilegal e reparação por mortes na crise de oxigênio durante a pandemia. No Amazonas, tiveram destaque também o combate ao tráfico de pessoas e a cobrança por atendimento adequado à população LGBTQIA+.

Rio Grande do Sul – Já no Rio Grande do Sul, o MPF trabalhou para garantir abrigo e moradia para as pessoas atingidas pelas enchentes que devastaram o estado no mês de maio. Além disso, também recomendou mudanças em normas médicas para crianças interssexo e defendeu a preservação do patrimônio histórico da região.

A segunda parte da retrospectiva vai ao ar na sexta-feira (27). 

Acompanhe o IP –
 O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises durante a semana.

O programa também é transmitido por mais de 30 emissoras parceiras em diversos estados brasileiros, como: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF