Integrantes do MPF e MPE participam de capacitação em Cuiabá — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
67

Combate à Corrupção

22 de Maio de 2024 às 10h55

Integrantes do MPF e MPE participam de capacitação em Cuiabá

A coordenadora do Gaeco Federal em Mato Grosso, procuradora da República Thereza Luiza Fontelli, ressaltou que a construção da capacitação foi pautada na cooperação, união e apoio mútuo entre o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Foto mostra mesa com autoridades durante abertura da 1ª Capacitação de Combate ao Crime Organizado


MP/MT

Membros e servidores do Ministério Público Federal e Estadual, que atuam no enfrentamento ao crime organizado, participam em Cuiabá até sexta-feira (24) de capacitação sobre a temática. Na abertura dos trabalhos, realizada nesta terça-feira (21), no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, foi apresentado um vídeo do procurador-geral de República, Paulo Gonet Branco, destacando que o combate às organizações criminosas é tema prioritário na atuação do Ministério Público Federal.

O enfrentamento às organizações criminosas é uma das prioridades de Gonet no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). “
As organizações criminosas são inadmissíveis, porque elas tendem a estabelecer um Estado paralelo, e é uma função do Ministério Público combater as organizações criminosas. Esse tema estará no grau máximo das prioridades de uma gestão de Procurador-Geral da República”.

Gonet defende que a união do MP brasileiro será decisiva no combate à criminalidade.

“Devemos ter uma ação conjunta para unirmos todas as nossas competências em uma ação eficiente nesse combate. É um desafio que eu assumi e, se eu tiver o apoio e a parceria de todos os procuradores-gerais, tenho certeza de que teremos um trabalho proveitoso”, afirmou Gonet na ocasião.

“Sem essa atuação firme, concertada, coordenada do Ministério Público para combater as organizações criminosas, visando a resultados eficientes, o Estado Democrático de Direito corre sério risco”, alertou o PGR, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A coordenadora do Gaeco Federal em Mato Grosso, procuradora da República Thereza Luiza Fontelli, ressaltou que a construção da capacitação foi pautada na cooperação, união e apoio mútuo entre o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

“Pensamos inicialmente em fazer um treinamento voltado ao Gaeco do MPF, que possui apenas dois anos de existência. A ideia foi construída e gestada, passo a passo, com o Ministério Público Estadual em diversas reuniões presenciais e virtuais. E a capacitação acabou ganhando um espaço maior e decidimos então estender aos demais colegas que atuam em Mato Grosso e outros estados. Recebemos mais de 70 inscrições”, ressaltou a procuradora da República.

O promotor de Justiça Adriano Roberto Alves, coordenador do Gaeco/MT, que naquele ato representou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz, enfatizou a importância da capacitação e lembrou que as organizações criminosas vêm crescendo de forma exponencial. Em Mato Grosso, a força tarefa permanente do Gaeco-MT é constituída pelo Ministério Público Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Segundo ele, algumas questões precisam ser enfrentadas urgentemente pelo Estado no combate ao crime organizado. Além de alterações na legislação, o promotor de Justiça também falou sobre a necessidade de mudanças no sistema prisional e na implementação de políticas públicas voltadas aos jovens. Estatísticas revelam que 36% dos jovens no Brasil não trabalham.

O desembargador Marcos Henrique Machado, que naquele ato representou a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, destacou que o Ministério Público deve dialogar com o Judiciário e buscar o apoio na atuação diária. “Estou falando de relacionamento, precisamos definitivamente entender que devemos trabalhar em unidade, afastando o subjetivismo e a vaidade. Não podemos também perder a capacidade de indignação”, afirmou.

Também compuseram a mesa de honra, o procurador-chefe substituto do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Erich Raphael Masson; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e da Segurança da Informação, promotor de Justiça Mauro Zaque; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em MT, Arthur Preza Nogueira; o delegado da Superintendência Regional da Polícia Federal, Otávio José de Lima Oliveira; o procurador- chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Danilo Nunes Vasconcelos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Corrêa Mendes; e o secretário-adjunto de inteligência da PJC-MT, delegado Valter Furtado Filho.

1ª Capacitação de Combate ao Crime Organizado
A prática de habilidades técnicas voltadas para diferentes finalidades da área de segurança e a formação intelectual são o principal objetivo do evento, promovido pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), em parceria com o MP Estadual.

Ações coordenadas entre as instituições que atuam na segurança pública, treinamentos e palestras são algumas das ações pensadas pela Secretaria Estadual (SE) para aperfeiçoar e aprimorar as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado de diversas unidades da federação.

“Durante o encontro, mais do de promover o debate em torno de experiências e troca de conhecimento, queremos capacitar os membros e servidores que exercem funções nos Gaecos; por isso, tivemos a ideia de convidar colegas de outras unidades, que atuam na área de repressão ao crime organizado, para ampliar o alcance das ações que já executamos”, diz o procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi.

Treinamento
Durante os quatro dias de evento, serão realizados treinamentos voltados ao aperfeiçoamento da expertise dos membros atuantes na área de repressão ao crime organizado, bem como dos promotores de Justiça e membros da força de segurança que atuam nos Gaecos.

“Estamos muito honrados com o desafio para a Procuradoria da República em Mato Grosso de realizar uma capacitação de caráter nacional, tão importante para este momento do Ministério Público Federal”, destaca o secretário Estadual Francisco Pimenta.

*Com informações MP/MT

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF